Estruturas HVAC para comboios Stadler FLIRT: novos processos de soldadura em frames de grande dimensão

O DESAFIO

Produzir uma nova estrutura para sistemas de HVAC para comboios que, pelas suas grandes dimensões e outras características especiais, requer novos processos e competências, nomeadamente a soldadura com certificação EN 15085 de pontos de diâmetro superior, a combinação de espessuras mais complexas e uma maior exigência no posicionamento das peças.

 

MAIS-VALIAS DO PROJETO

Linhas de montagem adaptáveis

Mais um projeto que demonstra a capacidade da MCG transportation para transformar os layouts das linhas de montagem, neste caso duplicando até a capacidade das mesmas tendo em conta as grandes dimensões das estruturas produzidas (mais de três metros).

 

Novos requisitos de soldadura

Enquanto especialista em soldadura com certificação EN 15085, a MCG transportation tem a capacidade para otimizar processos de produção. Neste caso, a necessidade de executar soldadura de pontos de diâmetro superior e a combinação de espessuras que exigem a aquisição de novos equipamentos.

 

Exigência de montagem

Sendo este um conceito ligeiramente diferente quando comparados com outras estruturas HVAC produzidas pela MCG transportation, os novos processos demonstram exigência dos pontos de vista do posicionamento das peças e da complexidade de montagem.

 

Qualidade acima da média

Além da capacidade de otimização de novos processos e equipamentos, a MCG transportation aposta na formação dos seus colaboradores especializados, assegurando um processo robusto e com um nível de qualidade bastante elevado.

 

Em conjunto com o cliente

O desenvolvimento e produção conforme os requisitos do cliente e em comunicação constante com este é um fator-chave para garantir a competitividade dos projetos do género. Elevada rapidez de resposta e proatividade na integração dos requisitos do cliente.

 

Experiência na plataforma FLIRT

Com constantes modificações, otimizações e melhorias aplicadas aos processos de produção deste tipo de estruturas para sistemas HVAC, a MCG transportation consolida-se com uma unidade de produção especialista em projetos a integrarem os comboios FLIRT do fabricante.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Após a validação de uma unidade de protótipo validade pelo cliente em dezembro, o desenvolvimento de uma nova estrutura para sistemas de HVAC reforça a MCG transportation como especialista em processos de soldadura com certificação EN 15085, ao mesmo tempo que demonstra a capacidade de adaptação e tempo de resposta desta divisão da MCG, dedicada à produção de interiores para comboios e autocarros.

 

O projeto em causa consiste na produção de um novo housing para um sistema de HVAC para o fabricante Merak e que se destina à instalação nas plataformas dos comboios FLIRT produzidos pela Stadler Rail.

 

Ao nível da produção, este é um projeto de grande exigência ao nível de novos processos e equipamentos, facto a que a MCG transportation dá resposta com a otimização do layout das linhas de montagem. Características especiais da estrutura – tais como a dimensão total de mais de três metros, por exemplo – motivam também o investimento em novas ferramentas, ao mesmo tempo que cresce a complexidade da montagem.

 

 

MCG transportation