Pisos para comboios RER Alstom: solução completa e totalmente plug and play

O DESAFIO

 

Desenvolver um sistema de piso não aquecido para instalação nos novos comboios regionais Alstom.
Desenvolver o conceito e produzir um novo piso não aquecido para instalação nos novos comboios regionais da Alstom está a produzir (em parceria com a Bombardier) para a SNCF, o maior operador ferroviário francês e um dos maiores da Europa. Os grandes objetivos no desenvolvimento do equipamento são conceber um piso leve, robusto, funcional e que possa ser entregue em condições que reduzam o tempo e o grau de dificuldade na instalação e montagem.

 

MAIS-VALIAS DO PROJETO

 

Materiais portugueses

Para garantir leveza e robustez, a solução desenvolvida baseia-se num material compósito que combina alumínio e cortiça. O uso desta matéria-prima é elemento de valor acrescentado no projeto.

 

Totalmente plug and play

O piso é fornecido em condições totalmente plug-and-play, reduzindo o tempo de instalação nas estruturas de destino e elevando os índices de eficiência de montagem.

 

Sistema completo

Este sistema de piso não aquecido integra elementos de proteção antivibrática, bem como todos as interfaces necessárias para instalação no veículo e ainda as próprias rampas para acesso de utilizadores com mobilidade reduzida.

 

Know-how especializado

O desenvolvimento deste sistema de piso assenta na vasta experiência da equipa de R&D da unidade de negócio MCG transportation e na ampla capacidade de produção e fornecimento da empresa.

 

Sinergias no desenvolvimento

As garantias de sucesso na produção dos 142 pavimentos para o compartimento de passageiros motivaram a adjudicação de outras tantas unidades destinadas à montagem no compartimento do motorista do mesmo comboio.

 

Experiência comprovada

Este é um projeto que demonstra as capacidades da MCG mind for metal como solution-provider no competitivo setor dos interiores ferroviários, mais propriamente no mercado dos pavimentos.

 

NÚMEROS DO PROJETO

 

  • 142 pisos para o compartimento de passageiros
  • 142 pisos para o compartimento do motorista

 

INFORMAÇÃO ADICIONAL

 

O novo conceito de piso desenvolvido pela MCG mind for metal, mais concretamente no seio da unidade de negócio MCG transportation, e a produzir em breve nas instalações da empresa, no Carregado, destina-se à integração nos novos comboios regionais da Alstom que têm entrada em circulação prevista para 2021 nos arredores de Paris e outras zonas do norte de França.

 

Este é um negócio de elevada importância para a MCG mind for metal, já que se trata do primeiro projeto premium na área do desenvolvimento e produção de pisos do género, e que ajuda fortemente a consolidar a posição da empresa enquanto fornecedor do grupo Alstom. É nesse sentido que surge a segunda adjudicação, composta por outras 142 unidades destinadas à instalação no compartimento do motorista do mesmo comboio regional produzido pela Alstom.

 

 

MCG transportation