ULTRAFORMING: nova metodologia de produção em aços UHSS com know-how MCG

O DESAFIO

 

Investigar e desenvolver uma nova metodologia para conceber ferramentas capazes de produzir peças em aços UHHS, bem como adquirir e estruturar know-how técnico-científico ao nível do comportamento elastoplástico.

 

MAIS-VALIAS DO PROJETO

 

Conhecimento tecnológico

O projeto ULTRAFORMING criou ferramentas e blocos de conhecimento que permitirão à MCG mind for metal responder mais eficiente e confortavelmente a futuros projetos que envolvam e recorram a este tipo de aços. O upgrade dos processos da empresa para testes géneros de tecnologia está assegurado.

 

Informação sistematizada

Os aços UHHS são materiais relativamente recentes e a sua utilização é ainda parcialmente restrita a algumas tipologias de peças metálicas, cuja produção e estampagem ainda não apresenta ferramentas criadas de forma eficiente. O projeto ULTRAFORMING vem contribuir fortemente para gerar, sistematizar e otimizar informação sobre esses aços, procedimentos e dados que ficam assim disponíveis para aplicação em processos de desenvolvimento futuros de ferramentas para peças em UHSS.

 

Parcerias ativas

Com este projeto, a MCG reforça ainda mais as capacidades do seu departamento de R&D, ainda para mais em parceria com um dos polos de conhecimentos nacionais mais ativos no segmento, o UNIDEMI. Estas parcerias são essenciais para o desenvolvimento de competências a nível nacional e para a formação de futuros engenheiros de projeto de ferramentas para estampagem em metal.

 

Redução de custos

O mercado automóvel atual procura reduzir peso nos veículos como forma de minimizar o consumo de energia, isto sem se perder a performance estrutural e funcional. Neste sentido, a utilização de aços mais resistentes – os Ultra High Strength Steel (UHSS), com um limite elástico muito alto – permite reduzir consideravelmente as espessuras dos componentes.

 

Workflow otimizado

Com este conjunto de boas práticas para o processo de desenvolvimento torna-se possível consolidar um workflow otimizado de conceção das ferramentas, de uma forma geral.

 

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

 

O projeto ULTRAFORMING foi selecionado tendo por base a observação das tendências tecnológicas do sector automóvel, neste caso, a necessidade de redução de peso nos veículos como forma de redução do consumo de energia, naturalmente sem se perder a performance estrutural e funcional habituais. Uma das estratégias para obter soluções estruturais “lightweight” é a utilização de aços mais resistentes – apelidados de aços de muito alto limite elástico, os Ultra High Strength Steel (UHSS) – que permitem a redução das espessuras dos componentes metálicos e, consequentemente, obter a redução de peso.

 

“Os aços UHSS são ainda relativamente recentes e a sua utilização ainda parcialmente restrita a algumas tipologias de peças metálicas, pelo que o canal de fornecedores ainda não está ainda totalmente preparado para responder de forma confortável e eficiente do ponto de vista da conceção das ferramentas para a produção dessas peças, respetiva fabricação e posterior estampagem da peça”, refere António Coelho, o Diretor de R&D da MCG mind for metal.

 

Nomeadamente ao nível da conceção da ferramenta – o tema central do projeto ULTRAFORMING –, há pouca informação sobre os aços UHSS, “o que leva a abordagens pouco eficientes, com custos elevados e processos longos, com muita tentativa e erro”. “O projeto teve por isso o objetivo de gerar, sistematizar e otimizar informação sobre esses aços, informação esta que passa a estar disponível para os processos de desenvolvimento futuros de ferramentas para peças em UHSS”, explica ainda o Engenheiro responsável pelo projeto na MCG.

 

Refira-se que a conversão de peças metálicas de aço convencional para aços UHSS não é a única solução técnica que o mercado automóvel está a explorar, mas esta é definitivamente uma tendência em curso.

 

Os resultados finais do ULTRAFORMING – Desenvolvimento de Ferramentas de Conformação em Aços UHSS foram recentemente apresentados nas instalações da UNIDEMI, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, a outra entidade parceira envolvida no projeto, cujos principais objetivos da iniciativa foram para já alcançados.

 

Com o apoio da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI) da universidade em causa, a unidade de I&D da MCG deu assim origem a um Manual de Boas Práticas de ferramentas e de peças estampadas em aço UHSS (Ultra High Strength Steel) – um documento que reúne todos os novos modelos constitutivos do comportamento elastoplástico desses materiais e de simulação aplicáveis ao projeto de ferramentas UHSS.

 

O plano do projeto ULTRAFORMING integrou oito atividades ao longo de 24 meses, demonstrando as novas competências da MCG mind for metal no domínio da produção de ferramentas e peças na nova geração de aços UHSS, e em especial junto dos seus clientes. A empresa reforça-se deste modo como empresa capaz de assegurar o desenvolvimento integral de peças e componentes em aço UHSS ou de intervir proativamente na respetiva conceção.

 

 

MCG automotive