NEWGENSHELL

High Performance Shells for Climatic Chambers

No âmbito das atividades e competências da equipa de R&D da MCG mind for metal, o projeto NewGenShell – New Generation of High Performance Shells for Climatic Chambers visa a investigação, conceção, desenvolvimento, prototipagem e validação de um novo conceito de caixas climáticas (com invólucros isotérmicos) com módulos de climatização integrados.

 

O sistema modular a desenvolver dará origem a câmaras de teste de grande dimensão – onde poderá caber um automóvel completo, por exemplo –, capazes de gerar condições extremas de temperatura (-75ºC a 180ºC), humidade relativa (10% a 98%) e ventilação variável.

 

A MCG mind for metal tem como principal responsabilidade neste projeto o desenvolvimento da solução estrutural – um painel tipo sandwich multilayer –, bem como o respetivo dimensionamento mecânico e hidrotérmico. A outra contribuição da empresa passa ainda pelo desenvolvimento do processo de soldadura inox automático contínuo (soldadura estanque interna).

 

As NewGenShell vêm assim dar resposta a desafios colocados pelas indústrias automóvel, aeronáutica, eletrónica, biotecnológica e frigorífica/criogénica na procura de sistemas com estas características.

 

As outras duas entidades presentes no consórcio são a Aralab, empresa fabricante de equipamentos climáticos e de laboratório destinados ao mercado da biotecnologia, farmacêutica e indústria; e o ITeCons, entidade NE do SI&I vocacionada para a conceção, desenvolvimento e validação de novos produtos e sistemas tecnológicos.

 

Consulte as informações completas no site oficial do projeto NewGenShell ou através do CASE STUDY completo sobre o projeto NewGenShell.

 

Ficha completa:

Designação do projeto:
NewGenShell: New Generation High Performance Shells for Climatic Chambers
Código do projeto:
LISBOA-01-0247-FEDER-033413
Objetivo principal:
O projeto visa a conceção, o desenvolvimento, a prototipagem e validação de um novo conceito de caixas climáticas (com invólucros isotérmicos) com módulos de climatização integrados, as NewGenShell.
Região de intervenção:
Lisboa
Entidade beneficiária:
Manuel da Conceição Graça, Lda
Data de início:
2018-09-03
Data de conclusão: 2020-08-31
Custo total elegível:
834.718,54 EUR
Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER:
429.794,55 EUR