Notícias/Artigo

pisos para autocarros

13 Novembro 2018

MCG inova no desenvolvimento de piso aquecido para autocarros Levante III

Ao desenvolver o piso aquecido para os autocarros Levante III, a MCG mind for metal é a empresa responsável pela criação de um dos primeiros sistemas de pavimento radiante elétrico a ser produzido em série para veículos do género.

 

Fazendo valer as competências MCG transportation, a equipa de R&D da MCG desenvolveu e prototipou um pavimento aquecido que inova a vários níveis, especialmente na sua estrutura principal: o piso é baseado num painel sandwich que combina alumínio com espuma de PET.

 

O PET é um polímero termoplástico, que, neste caso, é obtido a partir da reciclagem de garrafas de água. O material é fornecido em placas que a MCG transportation processa para obter o formato desejado, havendo depois lugar ao processo de colagem das chapas de alumínio que formam assim o painel tipo sandwich.

 

Esta é uma tecnologia que a MCG transportation pode adaptar a qualquer conceito de veículo e a outros modelos de autocarro, mas surge originalmente devido ao desejo de inovar no fabrico do modelo Levante III demonstrado pela CaetanoBus, a fabricante do equipamento.

 

Esta empresa portuguesa procurava uma opção disruptiva face ao sistema convencional aplicada nos pavimentos do autocarro Levante II e “a MCG foi selecionada para este projeto por ter sido a empresa a apresentar a tecnologia mais inovadora e com mais potencial”, explica Pedro Brilha, diretor comercial MCG transportation.

 

Em simultâneo com a produção em série prevista de 300 unidades deste piso aquecido, a MCG está já a fazer um upgrade a esta tecnologia, tendo como objetivo principal a redução muito significativa do custo e do tempo de manutenção dos pavimentos.

 

Piso aquecido para autocarros Levante III

 

Com design pela Almadesign, o Levante III é um autocarro produzido pela CaetanoBus, empresa do grupo Salvador Caetano, para a operadora de transportes inglesa National Express. Este modelo foi recentemente distinguido com o prémio Gold Award da UK Coach Awards, uma entidade britânica que reconhece projetos capazes de melhorar o dia a dia dos operadores de transportes, condutores e passageiros.

 

O sistema de piso de pavimento radiante elétrico desenvolvido e produzido pela MCG transportation para o Levante III contribui significativamente para esta distinção: reduzindo peso e otimizando o processo de aquecimento no interior do veículo, o piso em causa “comunica” com o sistema de ar condicionado e elimina a desagradável sensação “one hot foot” habitualmente notada em estruturas de gerações anteriores.

 

Acompanhe a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn para ficar a saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos pela equipa de R&D da MCG mind for metal e sobre as competências especializadas da MCG transportation. Clique/toque também na imagem abaixo para receber informação exclusiva referente a esta unidade de negócio.

 

MCG transportation

Partilhar