Notícias/Artigo

resultados do projeto LaTCh II

25 Outubro 2018

MCG apresenta resultados do projeto LaTCh II na feira Composites Europe 2018

A apresentação do protótipo e dos resultados do projeto LaTCh II constituem o principal mote da MCG mind for metal na Composites Europe 2018, a maior feira de compósitos, tecnologia e aplicações que se realiza de 6 a 8 de novembro em Estugarda, Alemanha.

 

A participação do projecto LaTCh II (Lightweight Thermoplastic Composites II) neste evento está integrada no LIGHTWEIGHT TECHNOLOGIES FORUM, área exclusiva de aplicações lightweight onde haverá lugar a uma apresentação do projeto no programa de conferências dedicado ao tema, no dia 6 de novembro.

 

A MCG é a empresa especificadora e technology adopter do LaTCh II, sendo que os resultados a apresentar pelo consórcio português no evento mostram o excelente trabalho que o departamento de R&D da MCG e a divisão MCG automotive têm desenvolvido no âmbito do projeto ao longo dos últimos meses.

 

Depois de o projeto LaTCh ter demonstrado a viabilidade técnica da produção de componentes mais leves e que mostram igual ou superior desempenho em comparação com os componentes metálicos, o LaTCh II pretende agora reduzir o número de operações necessárias à obtenção do componente final (“one-shot process”).

 

Para tal, a iniciativa visa a redução de equipamentos, ferramentas e recursos humanos envolvidos no processo, enquanto aumenta a complexidade dos produtos pela integração de elementos metálicos. A redução do número de operações permite assim cadências maiores e custos de produção previsivelmente inferiores para cada componente.

 

Resultados do projeto LaTCh II

 

A MCG tem sido a empresa responsável pela implementação desta tecnologia através de equipamentos auxiliares ao processo “one-shot” (aquecimento e transporte do blank à máquina de injeção) e da ferramenta produtiva, garantindo igualmente a respetiva verificação.

 

O objetivo passa por acrescentar complexidade à componente técnica associada a estas tecnologias e simultaneamente ser-se capaz de fazê-lo a um custo efetivamente competitivo com a estampagem dos metais.

 

É possível encontrar o protótipo LaTCh II e a MCG mind for metal na Composites Europe 2018 no espaço do consórcio responsável pelo projeto, no Stand 9/60h. O projeto é liderado pela Moliporex e a MCG coube o papel de empresa especificadora e technology adopter. A Cadflow e o INEGI são as outras duas entidades portuguesas também envolvidas na iniciativa.

 

Continue a acompanhar esta nossa secção de notícias – e também a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn – para ficar a conhecer em detalhe tudo o que a empresa vai apresentar este ano na feira Composites Europe. Para receber mais informação relativa à unidade de negócio MCG automotive, basta clicar/tocar na imagem abaixo.

 

resultados projeto LaTCh II - MCG automotive

Partilhar