Notícias/Artigo

Projeto SHIP

4 Dezembro 2018

MCG desenvolve sistema solar térmico industrial no âmbito do projeto de I&D SHIP

No âmbito do SHIP – Solar Heat for Industrial Processes, um projeto de I&D da área de negócio MCG solar, a MCG mind for metal desenvolveu um sistema solar térmico industrial piloto turn-key destinado a pequenas e médias empresas que procuram investir num processo de calor limpo e renovável.

 

Baseado numa abordagem modular e pensado para simplificar a tomada de decisão destas entidades face à adoção de uma instalação do género, este sistema é resultado do trabalho elaborado até agora pelo consórcio SHIP, composto pela MCG, empresa líder do projeto, e por outros quatro parceiros: a KEMET Electronics Portugal, a OnControl Technologies, a Universidade de Évora e o INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

 

Este sistema solar térmico desenvolvido pela MCG solar é uma aplicação industrial entre vários outros projetos que recorrem à Energia Solar de Concentração com armazenamento de energia sob a forma de calor. O objetivo principal passa por alcançar a produção de eletricidade por via solar térmica, centralizada e “despachável”, e calor de processo para a indústria.

 

Espera-se que este tipo de termoeletricidade solar, associada ao armazenamento térmico da mesma, venha a ser um forte complemento à produção de energia fotovoltaica que já conhecemos e que a MCG mind for metal utiliza no dia a dia da sua atividade.

 

Recentemente, a MCG mind for metal foi uma das entidades nacionais e internacionais que marcaram presença recentemente no ‘4º Simpósio IPES: A Concentração Solar e o Futuro’, um evento que teve lugar em Évora em setembro e que serviu o debate e promoção de vários temas relacionados com Energia Solar de Concentração (e respetivo armazenamento de energia sob a forma de calor).

 

A MCG fez-se representar na qualidade de líder do projeto SHIP e apresentou o demonstrador do seu sistema solar térmico industrial, com uma visita à plataforma de sais fundidos de Évora (EMSP -Évora Molten Salt Platform) e ao centro de testes de energia solar onde está em destaque este referido coletor solar CPC desenvolvido pela empresa.

 

Recorde-se que a unidade de negócio MCG solar desenvolve soluções inovadoras de integração tecnológica que funcionam com energia solar térmica a média temperatura em processos industriais, garantindo uma abordagem de mercado e com foco no aumento da eficiência energética nos processos em que são aplicadas.

 

Acompanhe esta nossa secção de notícias – e também a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn – para ficar a saber mais sobre as atividades MCG solar e sobre os projetos dinamizados pelas várias outras unidades de negócio da empresa.

Partilhar