30 Março 2020

MCG – Manuel da Conceição Graça, Lda assinala 70 anos de existência

A MCG – Manuel da Conceição Graça, Lda completa hoje 70 anos de existência!

 

Foi a 30 de Março de 1950 que Manuel da Conceição Graça registou oficialmente o início da sua atividade, dando origem à empresa que ao longo destas sete décadas soube tornar-se uma referência na indústria.

 

A visão do fundador…

…Manuel da Conceição Graça, o seu sentido empreendedor e a sua força de trabalho lançaram a MCG num caminho de sucesso! Neste percurso que se prolonga até hoje, foi crucial a liderança de mais de 30 anos de José Medeiros, bem como o apoio incondicional da sua família.

 

Merece particular destaque, no…

…entanto, o papel fundamental de todos os homens e mulheres que fizeram parte da MCG durante estes anos e que conseguiram imprimir neste longo caminho a perseverança, o trabalho, a dedicação, a persistência. Esta herança ficou no ADN dos atuais Colaboradores da MCG, que tão bem a têm conseguido honrar!

 

Hoje não…

…nos é possível comemorar esta data como gostaríamos, mas podemos assinalar este dia congratulando todos os Colaboradores da MCG, recordando este caminho construído em conjunto e fazendo votos felizes para o futuro.

 

A “viagem” vai continuar e saberemos todos juntos responder aos desafios que a empresa tem e terá pela frente. O…

…maior deles, agora, será ultrapassar o momento que aflige atualmente toda a sociedade mundial. Temos de ser fortes e resilientes, mas juntos vamos conseguir!

 

No dia do seu 70º Aniversário, a MCG deseja saúde a todos!

Partilhar

20 Fevereiro 2020

Já está em circulação o primeiro autocarro Aptis com pisos made in MCG

A primeira unidade do Aptis foi recentemente entregue à Compagnie des Transports Strasbourgeois pela Alstom. Mas a entrada em circulação deste autocarro 100% elétrico da Alstom é também um momento especial para a MCG: uma das bases diferenciadoras do Aptis é o piso estrutural de grande dimensão produzido pelas equipas MCG…

…transportation.

 

A MCG congratula-se por poder ver o resultado de um intenso processo de desenvolvimento de produto que demorou três anos e que incluiu múltiplas simulações de engenharia, testes de validação e protótipos.

 

A MCG transportation é hoje uma orgulhosa parte do sistema de supply chain da Alstom e este é…

…um projeto que dota as equipas MCG de um ainda mais extenso know-how no desenvolvimento, certificação e produção de sistemas de pisos para comboios e autocarros.

 

O uso de diferentes materiais, tecnologias e soluções está ao serviço de um único output e objetivo: satisfazer com sucesso as cada vez mais exigentes necessidades…

…de cada cliente.

 

Relembramos que entre os processos de produção deste sistema de pavimento baseado em materiais compósitos está uma operação muito complexa: a colagem dos painéis com dimensões de 8,5 x 2,4 metros, possível apenas devido à precisão, tecnologias avançadas e experiência das equipas de produção MCG.

 

A MCG transportation

…apresenta-se com uma oferta de soluções competitivas e integradas para interiores de comboios e autocarros. Recorde a evolução do projeto Aptis na MCG:

 

 

…class=”alignleft size-full wp-image-4027″ src=”http://www.mcg.pt/wp-content/uploads/2020/02/Alstom-Aptis-2.jpg” alt=”” width=”600″ height=”401″ />

Partilhar

11 Fevereiro 2020

MCG transportation acompanha instalação de pisos aquecidos do metro Metropolis

A MCG transportation esteve recentemente na cidade de Chenai, na Índia, para participar no processo FMR (First Mounting Review) das duas primeiras carruagens do Alstom Metropolis, um metropolitano que a Réseau Express Métropolitain de Montreal colocará em circulação no final deste ano nesta cidade do Canadá.

 

A visita às instalações Alstom Índia…

…faz parte de uma das etapas do projeto de produção de 212 pisos com sistema de aquecimento integrado e desenvolvido inteiramente pela MCG transportation.

 

As equipas de engenheiros desta unidade de negócio tiveram assim oportunidade de acompanhar de perto a instalação dos pisos produzidos na MCG e dar suporte às equipas de…

…montagem do fabricante. Recorde-se que a MCG é o primeiro fornecedor de pisos aquecidos desta unidade industrial da Alstom.

 

Ao longo de três dias, a MCG e a Alstom tiveram a possibilidade de, em conjunto e num ambiente de sã colaboração, identificar várias oportunidades de melhoria dos pavimentos produzidos. Um bom exemplo…

…disso mesmo está relacionado com as embalagens especiais do produto, concebidas pela MCG para resistirem de uma forma mais robusta ao transporte rodoviário nas complexas estradas locais.

 

Outro dos objetivos cumpridos durante a visita passou pela transferência de informação entre ambas as partes e a formação aos técnicos da Alstom na instalação…

…e ligação do sistema elétrico do piso. Este processo registou sucesso total, o que valida a continuidade da produção das unidades seguintes nas instalações da MCG transportation.

 

A um ritmo de crescimento acelerado, a MCG transportation é hoje um dos principais fornecedores de componentes e sistemas para interiores de comboios…

…junto das maiores fabricantes do mundo nesta área de negócio.

 

A Alstom é um destes grandes players mundiais, com vários projetos em produção na MCG:

Partilhar

6 Janeiro 2020

Colaboradores MCG completam com sucesso formação na ATEC

No decurso da política de formação e melhoria contínua seguida pela MCG, sete Colaboradores da empresa terminaram recentemente com sucesso uma formação em Introdução aos Automatismos ministrada pela ATEC.

 

Com duração de 14 horas, a formação em causa tem como objetivos principais conhecer e identificar o funcionamento dos automatismos, identificar a simbologia…

…associada aos mesmos, e ler e interpretar esquemas relacionados.

 

Da mesma forma, os formandos ficam ainda habilitados para a caracterização das funções de cada elemento de um automatismo, bem como para detetarem e repararem avarias simples.

 

Apresentando conhecimentos prévios de mecanotecnia, eletrotécnica e eletricidade, os Colaboradores da MCG que participaram nesta formação de…

…Introdução aos Automatismos foram Diogo Reis, Pedro Franco, Pedro Carloto, Nelson Simãozinho, Ricardo Martins, Ricardo Roque, Rui Teixeira e Daniel Sousa.

 

“Realço o excelente desempenho dos formandos vindos da MCG.  É gratificante ter pessoas a trabalhar em cooperação e em grupo de uma forma tão eficaz e interativa”, afirma Joaquim Sapateiro, o…

…formador da ATEC responsável pela ação. “Em conjunto conseguimos superar os objetivos da formação, os formandos colocaram questões muito pertinentes que levaram a uma formação muito interativa. A sua postura e dedicação foi exemplar”, completa.

 

Já Nelson Vaz, consultor comercial ATEC, testemunha a importância que a MCG atribui à formação…

…dos seus Colaboradores. “Da mesma forma que na sua atividade coloca o cliente no centro da sua atenção, também na sua estratégia de Recursos Humanos a MCG privilegia a qualidade da formação, para que seja positiva e diferenciadora”, explica. “Nesse sentido, para a ATEC é um privilégio ser uma das empresas…

…selecionadas para apostar no desenvolvimento das pessoas da MCG”.

 

A ação decorreu no Pólo Tecnológico de Formação Profissional do Carregado, localidade onde também estão instaladas as instalações da MCG.

 

Partilhar