pisos para autocarros

13 Novembro 2018

MCG inova no desenvolvimento de piso aquecido para autocarros Levante III

Ao desenvolver o piso aquecido para os autocarros Levante III, a MCG mind for metal é a empresa responsável pela criação de um dos primeiros sistemas de pavimento radiante elétrico a ser produzido em série para veículos do género.

 

Fazendo valer as competências MCG transportation, a equipa de R&D da MCG desenvolveu…

…e prototipou um pavimento aquecido que inova a vários níveis, especialmente na sua estrutura principal: o piso é baseado num painel sandwich que combina alumínio com espuma de PET.

 

O PET é um polímero termoplástico, que, neste caso, é obtido a partir da reciclagem de garrafas de água. O material é fornecido…

…em placas que a MCG transportation processa para obter o formato desejado, havendo depois lugar ao processo de colagem das chapas de alumínio que formam assim o painel tipo sandwich.

 

Esta é uma tecnologia que a MCG transportation pode adaptar a qualquer conceito de veículo e a outros…

…modelos de autocarro, mas surge originalmente devido ao desejo de inovar no fabrico do modelo Levante III demonstrado pela CaetanoBus, a fabricante do equipamento.

 

Esta empresa portuguesa procurava uma opção disruptiva face ao sistema convencional aplicada nos pavimentos do autocarro Levante II e “a MCG foi selecionada para este projeto por ter…

…sido a empresa a apresentar a tecnologia mais inovadora e com mais potencial”, explica Pedro Brilha, diretor comercial MCG transportation.

 

Em simultâneo com a produção em série prevista de 300 unidades deste piso aquecido, a MCG está já a fazer um upgrade a esta tecnologia, tendo como objetivo principal a redução muito…

…significativa do custo e do tempo de manutenção dos pavimentos.

 

Piso aquecido para autocarros Levante III

 

Com design pela Almadesign, o Levante III é um autocarro produzido pela CaetanoBus, empresa do grupo Salvador Caetano, para a operadora de transportes inglesa National Express. Este modelo foi…

…recentemente distinguido com o prémio Gold Award da UK Coach Awards, uma entidade britânica que reconhece projetos capazes de melhorar o dia a dia dos operadores de transportes, condutores e passageiros.

 

O sistema de piso de pavimento radiante elétrico desenvolvido e produzido pela MCG transportation para o Levante III contribui significativamente para…

…esta distinção: reduzindo peso e otimizando o processo de aquecimento no interior do veículo, o piso em causa “comunica” com o sistema de ar condicionado e elimina a desagradável sensação “one hot foot” habitualmente notada em estruturas de gerações anteriores.

 

Acompanhe a atividade da MCG mind for metal…

…no LinkedIn para ficar a saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos pela equipa de R&D da MCG mind for metal e sobre as competências especializadas da MCG transportation. Clique/toque também na imagem abaixo para receber informação exclusiva referente a esta unidade de negócio.

 

Partilhar
NewGenShell

30 Outubro 2018

Projeto de R&D – NewGenShell – arranca na MCG mind for metal

No âmbito das atividades e competências da equipa de R&D da MCG mind for metal, o projeto NewGenShell (New Generation of High Performance Shells for Climatic Chambers) tem agora início nas instalações da empresa, no Carregado, e em parceria a Aralab e a ITeCons, as outras duas empresas que compõem o…

…consórcio.

 

Este é um projeto que visa a investigação, conceção, desenvolvimento, prototipagem e validação de um novo conceito de caixas climáticas (com invólucros isotérmicos) com módulos de climatização integrados – as NewGenShell.

 

O sistema modular a desenvolver dará origem a câmaras de teste de grande dimensão – onde poderá caber um automóvel completo,…

…por exemplo –, capazes de gerar condições extremas de temperatura (-75ºC a 180ºC), humidade relativa (10% a 98%) e ventilação variável.

 

As NewGenShell vêm assim dar resposta a desafios colocados pelas indústrias automóvel, aeronáutica, eletrónica, biotecnológica e frigorífica/criogénica na procura de sistemas com estas características.

 

Clique/toque na imagem abaixo para consultar o

…target=”_blank” href=”http://www.mcg.pt/pt/casos-sucesso/newgenshell-high-performance-shells-for-climatic-chambers-case-study/” target=”_blank” rel=”noopener”>CASE STUDY completo sobre o projeto NewGenShell:

 

High Performance Shells for Climatic Chambers

 

A MCG mind for metal tem como principal responsabilidade neste projeto o desenvolvimento da solução estrutural – um painel tipo sandwich multilayer –, bem como o…

…respetivo dimensionamento mecânico e hidrotérmico. A outra contribuição da empresa passa ainda pelo desenvolvimento do processo de soldadura inox automático contínuo (soldadura estanque interna).

 

As outras duas empresas presentes no consórcio são a Aralab, empresa fabricante de equipamentos climáticos e de laboratório destinados ao mercado da biotecnologia, farmacêutica…

…e indústria; e o ITeCons, entidade NE do SI&I vocacionada para a conceção, desenvolvimento e validação de novos produtos e sistemas tecnológicos.

 

Acompanhe esta nossa secção de notícias – e também a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn – para ficar a…

…saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos pela equipa de R&D da MCG mind for metal.

 

Clique/toque também na imagem abaixo para receber informação exclusiva referente à unidade de negócio MCG automotive.

 

MCG automotive

Partilhar
resultados do projeto LaTCh II

25 Outubro 2018

MCG apresenta resultados do projeto LaTCh II na feira Composites Europe 2018

A apresentação do protótipo e dos resultados do projeto LaTCh II constituem o principal mote da MCG mind for metal na Composites Europe 2018, a maior feira de compósitos, tecnologia e aplicações que se realiza de 6 a 8 de novembro em Estugarda, Alemanha.

 

A participação do projecto LaTCh II (Lightweight Thermoplastic…

…Composites II) neste evento está integrada no LIGHTWEIGHT TECHNOLOGIES FORUM, área exclusiva de aplicações lightweight onde haverá lugar a uma apresentação do projeto no programa de conferências dedicado ao tema, no dia 6 de novembro.

 

A MCG é a empresa especificadora e technology adopter do LaTCh II, sendo que os resultados a…

…apresentar pelo consórcio português no evento mostram o excelente trabalho que o departamento de R&D da MCG e a divisão MCG automotive têm desenvolvido no âmbito do projeto ao longo dos últimos meses.

 

Depois de o projeto LaTCh ter demonstrado a viabilidade técnica da produção…

…de componentes mais leves e que mostram igual ou superior desempenho em comparação com os componentes metálicos, o LaTCh II pretende agora reduzir o número de operações necessárias à obtenção do componente final (“one-shot process”).

 

Para tal, a iniciativa visa a redução de equipamentos, ferramentas e recursos humanos…

…envolvidos no processo, enquanto aumenta a complexidade dos produtos pela integração de elementos metálicos. A redução do número de operações permite assim cadências maiores e custos de produção previsivelmente inferiores para cada componente.

 

Resultados do projeto LaTCh II

 

A MCG tem sido a empresa responsável pela implementação desta tecnologia através de equipamentos auxiliares…

…ao processo “one-shot” (aquecimento e transporte do blank à máquina de injeção) e da ferramenta produtiva, garantindo igualmente a respetiva verificação.

 

O objetivo passa por acrescentar complexidade à componente técnica associada a estas tecnologias e simultaneamente ser-se capaz de fazê-lo a um custo efetivamente competitivo com a estampagem dos metais.

 

É possível encontrar…

…o protótipo LaTCh II e a MCG mind for metal na Composites Europe 2018 no espaço do consórcio responsável pelo projeto, no Stand 9/60h. O projeto é liderado pela Moliporex e a MCG coube o papel de empresa especificadora e technology adopter. A Cadflow e o INEGI…

…são as outras duas entidades portuguesas também envolvidas na iniciativa.

 

Continue a acompanhar esta nossa secção de notícias – e também a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn – para ficar a conhecer em detalhe tudo o que a empresa vai apresentar este ano na feira…

…Composites Europe. Para receber mais informação relativa à unidade de negócio MCG automotive, basta clicar/tocar na imagem abaixo.

 

resultados projeto LaTCh II - MCG automotive

Partilhar
MCG transportation

18 Outubro 2018

Projeto Aptis eleva MCG na produção de pisos para comboios e autocarros

O Aptis, o primeiro autocarro 100% elétrico da Alstom, é um projeto revolucionário que integra na sua estrutura principal um componente criado na totalidade pela MCG mind for metal. Trata-se de um pavimento estrutural integral desenvolvido pela MCG transportation e que eleva as capacidades da empresa na produção de pisos para…

…comboios e autocarros.

 

Este novo modelo da Alstom foi apresentado com honras de destaque na feira InnoTrans 2018 de Berlim, em setembro, e o contributo da MCG neste projeto consiste num pavimento avançado que faz parte da estrutura resistente principal do autocarro elétrico (sem sub-frame).

 

O componente é produzido nas instalações da MCG,…

…no Carregado, como uma peça única com um comprimento superior a oito metros, algo possível apenas devido à reconhecida capacidade de desenvolvimento e engenharia da MCG transportation. Esta unidade de produção MCG distingue-se a uma escala mundial pela sua especialização em painéis de muito grande dimensão.

 

Pisos para…

…comboios e autocarros

 

Estando já em fase final de desenvolvimento, o Alstom Aptis é mais um projeto revolucionário de marcas de renome internacional a integrar componentes produzidos e desenvolvidos pela MCG.

 

É também o caso, por exemplo, do piso aquecido para instalação na cabine da locomotiva Prima H4 também da Alstom, outro grande…

…projeto MCG transportation, e do guia exterior do fole da suspensão a ar do automóvel elétrico Porsche Mission E, um projeto MCG automotive de grande importância.

 

O piso para o Aptis é uma solução totalmente desenvolvida e adaptada pela MCG transportation tendo em vista o cumprimento dos requisitos…

…do cliente. “Foi a nossa reconhecida capacidade de desenvolvimento e engenharia, bem como a nossa especialização em painéis de muito grande dimensão, que permitiu satisfazer as necessidades da Alstom na criação de um pavimento com estas características”, explica Pedro Brilha, Diretor Comercial MCG ligado ao projeto Aptis.

 

Soldadura certificada EN 15085 e…

…HVAC

 

O desenvolvimento e a produção de pisos para comboios e autocarros espelham a elevada capacidade da MCG transportation no que diz respeito a processos de construção metálica, com especial relevo para a montagem de estruturas soldadas. A soldadura certificada EN 15085 é uma das competências específicas que a MCG aplica na…

…indústria ferroviária, nomeadamente em estruturas HVAC.

 

Para ficar a saber mais sobre as competências certificadas da unidade de negócio MCG transportation, por favor acompanhe esta nossa página de novidades e siga a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn.

 

Clique/toque na imagem abaixo para…

…receber informação exclusiva e ser contactado pela nossa equipa comercial, se assim o pretender.

 

MCG transportation

Partilhar