17 Maio 2018

ULTRAFORMING – MCG conclui projeto de R&D em aços UHHS

A MCG mind for metal apresentou hoje em Lisboa os resultados finais do projeto ULTRAFORMING – Desenvolvimento de Ferramentas de Conformação em Aços UHSS, levado a cabo em parceria com a UNIDEMI da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. E os principais objetivos da iniciativa foram alcançados:…

…investigar e desenvolver uma nova metodologia para conceber ferramentas capazes de produzir peças em aços UHHS, bem como adquirir e estruturar know-how técnico-científico ao nível do comportamento elastoplástico.

 

Com o apoio da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI) da universidade em causa, a…

…unidade de I&D da MCG deu origem a um Manual de Boas Práticas de ferramentas e de peças estampadas em aço UHSS (Ultra High Strength Steel) que reune os novos modelos constitutivos do comportamento elastoplástico desses materiais e de simulação aplicáveis ao projeto de ferramentas UHSS.

 

O plano…

…do projeto ULTRAFORMING integrou oito atividades ao longo de 24 meses, demonstrando as novas competências da empresa no domínio da produção de ferramentas e peças na nova geração de aços UHSS, e em especial junto dos seus clientes. A MCG reforça-se deste modo como empresa capaz de…

…assegurar o desenvolvimento integral de peças e componentes em aço UHSS ou de intervir proativamente na respetiva conceção.

 

Acompanhe esta nossa secção de notícias – e também a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn – para ficar a saber mais sobre este projeto, pois estamos a…

…preparar um case study completo que detalha todas as informações relativas ao ULTRAFORMING, desde os números e resultados finais do projeto até aos efeitos imediatos que o mesmo tem nas perspetivas de futuro da MCG mind for metal.

 

Subscreva a NEWSLETTER MCG para receber mais informação relacionada com esta e…

…todas as outras áreas de negócio da MCG mind for metal.

Partilhar

9 Maio 2018

MCG mind for metal testa com sucesso novo protótipo de fogão a pellets

A MCG mind for metal validou com sucesso o primeiro protótipo de um novo modelo de fogão a pellets produzido na integra com recurso a tecnologias desenvolvidas internamente, incluindo a montagem eletrónica.

 

A validação ocorreu durante a visita às instalações da empresa, no Carregado, por parte do cliente que encomendou o projeto,…

…mais concretamente à unidade de desenvolvimento, fabrico e montagem do protótipo, no âmbito da unidade de negócio MCG laser. O protótipo do fogão em causa foi colocado em funcionamento durante a visita, num teste exaustivo que fez parte do processo de validação do equipamento, principalmente ao nível…

…eletrónico. E o cliente demonstrou enorme satisfação perante a qualidade e funcionalidade do protótipo, o que comprova a experiência e capacidade da MCG laser no desenvolvimento de produtos neste segmento de mercado.

 

Este projeto é um mais um bom exemplo de diversificação de negócio trazida pela MCG laser, unidade da empresa que…

…apresenta o know-how e as condições ideais para conseguir produzir em série produtos deste género. Pedro Pereira diz mesmo que “o projeto assenta que nem uma luva na estratégia de diversificação da empresa e principalmente na vertente de produtos ‘chave-na-mão’”. “Estamos a falar de produzir, assemblar, embalar e entregar na morada…

…final que o nosso cliente desejar. Temos todas as condições para produzir este tipo de produtos em série. Neste caso específico, o produto em questão obriga também a uma assemblagem eletrónica, com validação final. Tudo isto foi feito na MCG, sem recurso a qualquer sub-contrato”, explica o Diretor Comercial desta unidade…

…de negócio.

 

Neste seguimento, e tendo em conta o objetivo principal de iniciar a produção-série deste modelo “prototipado”, foi conseguido um contrato para a produção de 20 unidades a entregar em seis semanas. A empresa está também a avançar com o desenvolvimento de um protótipo de um outro fogão, neste caso a…

…lenha, a pedido do mesmo cliente, “o que demonstra claramente a confiança depositada na MCG mind for metal enquanto parceiro privilegiado neste sector”, refere Pedro Pereira.

 

A certeza que pode ser competitiva no sector da biomassa em toda a Europa e dimensão deste segmento de produtos a pellets levou a MCG a…

…participar numa feira internacional desta indústria, na Áustria, evento que originou o primeiro contacto com este novo cliente.

 

Acompanhe esta nossa secção de notícias para ficar a saber mais sobre este e outros projetos conduzidos pelas equipas especializadas da MCG laser, unidade de negócio que apresenta já vários casos de sucesso neste…

…mercado e atividades relacionadas.

 

E siga a atividade da MCG mind for metal no LinkedIn e no YouTube para ficar a par da diversificação de negócio de momento em curso na empresa através das dinâmicas unidades de negócio MCG laser,

…rel=”noopener”>MCG transportation e MCG automotive.

 

Clique/toque na imagem abaixo para receber mais informação sobre a área de negócio MCG laser:

Partilhar

3 Maio 2018

MCG mind for metal produz pisos para novos comboios da Alstom

Mais um grande projeto conquistado pela unidade de negócios MCG transportation: a MCG mind for metal garantiu o desenvolvimento e produção de 142 pisos para os novos comboios regionais da Alstom que entram em circulação nos arredores de Paris e outras zonas do norte de França em 2021, num negócio que…

…em valor de faturação supera a marca de um milhão de euros.

 

Totalmente desenvolvido pela equipa de R&D da MCG, o produto em questão é um pavimento não aquecido que será instalado nos novos comboios regionais que a Alstom está a produzir em parceria…

…com a Bombardier para a SNCF, o maior operador ferroviário francês e um dos maiores da Europa. Baseado num material compósito que combina a cortiça e o alumínio, este sistema de piso integra elementos de proteção antivibrática, todos os interfaces necessárias para instalação…

…no veículo e ainda as próprias rampas para acesso de utilizadores com mobilidade reduzida.

 

De acordo com Pedro Brilha, o pavimento em questão “é fornecido em condições totalmente plug-and-play, reduzindo o tempo de instalação e a eficiência de montagem”. O Diretor Comercial MCG transportation refere ainda que este é um negócio de…

…grande importância na operação desta unidade de negócio, visto que “tem um enorme peso e a capacidade de alavancar a MCG como solution-provider no competitivo setor dos interiores ferroviários, mais propriamente no mercado dos pavimentos, tanto com a Alstom como com as demais OEMs”.

 

Como foi já referido atrás, o material compósito…

…que serve de base a esta tipologia de pavimento inclui na sua composição uma matéria-prima que é amplamente exportada para todo o mundo a partir de Portugal: a cortiça. Neste caso, a cortiça é utilizada nos núcleos do pavimento, acrescentando valor ao equipamento em termos de funcionalidade e questões ambientais.

 

“As tecnologias…

…a que recorremos para a conceção destes pisos estão já completamente consolidadas na MCG mind for metal; no entanto, o que consideramos um break-through neste projeto é o facto de termos demonstrado, uma vez mais, a capacidade de conseguirmos validar junto da Alstom – e, consequentemente, junto de uma organização como…

…a SNCF, aqui cliente da empresa referida atrás – a utilização de um produto tão português como a cortiça”, congratula-se Pedro Brilha, o responsável comercial pela adjudicação do projeto.

 

Para mais informações, acompanhe regularmente a atividade da MCG no LinkedIn e consulte todos os outros casos de sucesso…

…no âmbito da unidade de negócio MCG transportation.

 

Fique a conhecer todos os pormenores do projeto através deste CASE STUDY COMPLETO. Clique/toque na imagem abaixo: 

 

Receba mais informação sobre a…

…área de negócio MCG transportation:

 

Partilhar

26 Abril 2018

Componente do “futurista” Porsche Mission E produzido na MCG

O mundo dos automóveis 100% elétricos prepara-se para receber um novo ícone e a MCG mind for metal orgulha-se de contribuir para a produção daquele que é o primeiro desportivo de quatro lugares totalmente elétrico da história da Porsche. Estamos a falar do Mission E, o automóvel que a marca de…

…luxo alemã afirma ser um verdadeiro “tributo ao amanhã”, e para o qual a MCG desenvolveu e está a produzir um componente que é pertença de uma suspensão a ar que integra a estrutura do veículo.

 

O componente em causa é designado como o Guia Exterior do fole da

…target=”_blank” rel=”noopener”>suspensão a ar do Porsche Mission E, que está ainda em fase de protótipo. A MCG não fornece a Porsche diretamente, já que a peça em questão é montada no sistema de suspensão referido antes de integrar a montagem do veículo, mas é de grande importância para a empresa poder…

…fazer parte de projeto desta magnitude e no âmbito de um automóvel tão disruptivo como o Mission E.

 

“Ambição” é o que não falta ao Porsche Mission E, tanto na performance como no sistema de propulsão baseado em exclusivo em energia “limpa”. Um par de motores magnéticos permanentemente…

…em sincronia geram uma potência acima dos 600 cv e fazem com que este desportivo necessite apenas de 3,5 segundos para acelerar dos 0 aos 100 Km/hora. A autonomia estimada avançada pela Porsche para o Mission E é de perto de 500 km, sendo que a fabricante germânica garante ainda que…

…15 minutos de carga elétrica são suficientes para acumular 80% da capacidade das baterias instaladas.

 

Fique a saber tudo sobre o componente fabricado pela MCG para o protótipo da Porsche – e também sobre o fantástico Mission E, que deverá passar à fase de produção já em 2019 – através do

…target=”_blank” href=”http://www.mcg.pt/pt/casos-sucesso/componente-porsche-mission-e-case-study/” rel=”noopener”>CASE STUDY COMPLETO que preparámos sobre o tema.

 

Acompanhe a atividade da MCG no LinkedIn para ficar a saber mais sobre estes e outros projetos MCG mind for metal na área MCG automotive, verdadeiros casos de sucesso na lógica de negócio da…

empresa.

Partilhar