MAESTRI Project

8 Julho 2019

MCG consolida resultados do projeto MAESTRI

A MCG participou recentemente na Conferência Final do projeto MAESTRI para apresentar os resultados deste projeto de I&D que visa desenvolver um sistema de gestão flexível e escalável que promove as boas práticas de gestão industrial e indústria 4.0.

 

Enquanto um dos quatro ambientes industriais reais desta iniciativa europeia, a MCG continua…

…a dinamizar a implementação da cultura Lean e da Total Efficiency Framework nos processos de produção das unidades de negócio MCG industry e MCG transportation.

 

Após o resumo dos avanços do projeto MAESTRI até à data, cada um dos quatro quadros de experiência-piloto em ambiente real mostrou em detalhe os resultados que…

…estão a alcançar, com correspondência direta aos quatro pilares do programa:

 

  • INEGI – Ecoeficiência: sistemas de gestão ambiental e de energia.
  • LINK – IoT e sensores: aplicações e demonstrações em ambiente de uso real.
  • Universidade de Cambridge – Simbiose Industrial: estudos de caso, impacto nos negócios e conjuntos de ferramentas a…

…utilizar.

  • Lean Institute, em parceria com a MCG – aplicação do sistema LEAN Management e apresentação das respetivas ferramentas LEAN desenvolvidas.
  •  

    Além da interessante apresentação de Steve Evans, da Universidade de Cambridge (sobre os desafios da indústria europeia num mundo em evolução), o destaque centrou-se na apresentação de como o sistema LEAN…

    …Management está a ser aplicado na MCG.

     

    Relembramos que, em termos práticos, e através de várias iniciativas com os outros parceiros do consórcio, o Projeto MAESTRI tem permitido à MCG implementar diversos sistemas de monitorização da produção. Eis alguns avanços registados:

     

    • Tem sido possível rever o conceito de indicadores de performance de…

    …algumas equipas de produção, aplicando boas práticas de gestão nos quadros de equipa e treinando líderes de equipa para a condução de reuniões operacionais diárias, que se traduzem neste momento em ganhos interessantes de produtividade.

  • O seguimento da rejeição interna e as metodologias de resolução de problemas demonstram agora um maior…
  • …controlo ao nível de vários indicadores.

  • A ligação às máquinas de corte laser e punçonagem, quinadeiras e máquinas de soldar permitem neste momento a recolha dados de produção, consumo energético e outros, o que torna possível mostrar aos operadores na fábrica os seus indicadores de performance em termos de produtividade, qualidade…
  • …e disponibilidade.

  • Esta mesma ligação também alimenta uma plataforma MAESTRI que está a ser desenvolvida no seio deste projeto e que permitirá no futuro fazer análises de evolução que confirmem as melhorias implementadas.
  •  

    O projeto MAESTRI terá revisão final com a Comissão Europeia, em paralelo com o respetivo encerramento oficial,…

    …a 8 e 9 de outubro, nas instalações do ISQ, local onde também decorreu esta conferência final.

     

    Recorde os avanços do projeto MAESTRI na MCG enquanto um dos quatro ambientes industriais reais:

    » Projeto MAESTRI na MCG: flexibilidade, otimização de recursos e redução de desperdícios
    » O Projeto Maestri e o Lean…

    …Manufacturing na MCG: menos desperdício e mais produtividade

     

    Acompanhe a atividade da MCG no LinkedIn ou siga esta secção de notícias MCG para ficar a saber mais sobre todos os projetos de I&D desenvolvidos pela empresa.

     

    Partilhar

    27 Junho 2019

    MCG apresenta resultados do projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes

    A MCG e os restantes membros do consórcio apresentaram ontem no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, os resultados do SHIP – Solar Heat for Industrial Processes e o respetivo protótipo demonstrador do sistema solar térmico industrial desenvolvido no âmbito deste projeto de I&D.

     

    A MCG assumiu a coordenação…

    …do projeto ao longo de todo o desenvolvimento, num consórcio também composto pela Universidade de Évora, pelo INEGI e pelas empresas OnControl e KEMET Electronics Portugal. E foi precisamente nas instalações desta empresa que os participantes no evento de encerramento tiveram oportunidade de ver de perto todo o sistema que serve…

    …de base a esta tecnologia de captação e acumulação de energia solar térmica para processos industriais.

     

    O evento teve início com a apresentação de todas as fases de desenvolvimento do projeto, por parte dos responsáveis de todas as entidades que compõem o consórcio SHIP. De seguida foi possível assistir à demonstração de…

    …todo o sistema em funcionamento na plataforma técnica instalada na KEMET Electronics Portugal, bem como esclarecer dúvidas com todos os membros do consórcio.

     

    A instalação em causa exemplifica com total sucesso a possível integração direta desta tecnologia solar térmica em processos industriais de média temperatura, validando por completo uma futura abordagem ao…

    …mercado.

     

    Ficam assim evidenciadas as vantagens técnicas e económicas da implementação de um sistema como o SHIP, que resultam, mais concretamente, numa maior eficiência energética nas unidades industriais onde estão instaladas. Trata-se de uma solução que deriva de várias tecnologias que as várias entidades ligadas ao consórcio têm desenvolvido com sucesso ao…

    …longo dos anos mais recentes.

     

    Mais sobre o projeto SHIP na MCG. É possível ver o vídeo de resumo do evento nas páginas LinkedIn e Facebook da MCG.

    Partilhar

    19 Junho 2019

    MCG automotive garante produção de componentes para mais uma plataforma automóvel

    A MCG mantém relações de longo prazo com alguns dos maiores players mundiais da indústria automóvel, com vários projetos que distinguem a MCG automotive pelas equipas, tecnologias e processos avançados a que recorre. No âmbito desta unidade de negócio, a MCG garantiu recentemente um novo projeto de produção para mais uma…

    …plataforma automóvel de grande volume.

     

    Com início de produção em setembro, o projeto consiste na estampagem de três pares de componentes que têm como destino um sistema de suspensão. As peças em causa apresentam características técnicas complexas, sendo que um dos pares é habitualmente produzido pelo próprio cliente. A forte experiência da MCG…

    …automotive nesta área, bem como elevados índices de desempenho no desenvolvimento, produção e logística/entrega de componentes, são os motivos pelos quais o cliente optou, desta vez, por solicitar a produção externa destas importantes peças.

     

    A unidade de Tooling da MCG assume igualmente um papel determinante no projeto, com a produção e alterações…

    …ao design das três ferramentas que sustentam o processo de estampagem.

     

    Pela longa experiência da empresa neste segmento, a MCG automotive está perfeitamente preparada para o desafio tanto ao nível de tecnologias e processos como de técnicos e engenheiros especializados, pelo que se espera um volume de produção na ordem das 700.000…

    …unidades/ano para cada uma das seis peças. O processo de estampagem envolve a operação de duas prensas progressivas durante cerca de 960 e 1.920 horas por ano.

     

    Saiba mais sobre as tecnologias MCG automotive envolvidas no projeto:

    » Estampagem

    » Ferramentas de estampagem

     

    E conheça outros Case…

    …no LinkedIn ou siga esta secção de notícias MCG para ficar a saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos pela empresa.

     

    MCG automotive

    Partilhar

    29 Maio 2019

    A MCG no evento Academia Meets Auto-Industry: a reação proativa da empresa aos desafios crescentes na indústria automóvel

    A MCG marcou presença no Academia Meets Auto-Industry, um evento que teve lugar recentemente no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e reuniu vários construtores de automóveis, fabricantes de componentes e outras entidades ligadas ao sector.

     

    O objetivo principal do encontro passa pela partilha de conhecimento e apresentação de soluções no âmbito dos…

    …mais recentes desafios com que o cluster automóvel se depara, entre eles a eletrificação dos sistemas de propulsão, a robotização e a digitalização dos processos. Tudo o que envolve a Indústria 4.0, assim como as tendências de futuro no que concerne a materiais e processos relacionados.

     

    Pela voz de Carlos Saraiva, Diretor…

    …de New Business Development, a MCG participou de forma ativa no segmento “Materials and Processes: Industry Drivers and R&D Needs”. A intervenção centrou-se no tema “New Materials are Shaping the Future of the Auto-Industry”, com destaque para as evoluções que existem hoje ao nível dos materiais e das tecnologias de processamento,…

    …assim como para a forma como as empresas se devem ajustar a este desenvolvimento.

     

    “Estes eventos são mecanismos importantes para o networking com outras empresas relevantes e para fazer benchmarking das melhores práticas das entidades inseridas neste contexto industrial em mutação”, refere Carlos Saraiva, explicando ainda que “a MCG está a reagir…

    …de forma proativa em várias das vertentes abordadas, dando atenção e implementando ações no âmbito da Indústria 4.0, estratégias de digitalização e robotização”.

     

    Tal como foi mostrado no evento, a MCG está igualmente a par dos mais recentes materiais envolvidos na construção automóvel e…

    …das respetivas tecnologias de transformação. Ao mesmo tempo, mantém proximidade com equipas de desenvolvimento dos clientes para participar no codesenvolvimento de produtos, criando parcerias efetivas que podem dar origem a novas soluções, nomeadamente materiais a usar no futuro e respetivas tecnologias de transformação, joining e tratamentos superficiais. Bons exemplos disso são…

    …os vários projetos desenvolvidos no departamento de I&D da empresa, nomeadamente os projetos Latch 1, Latch 2, Ultraforming, SLM-XL e Maestri, por exemplo.

     

    Resumidamente, a MCG apresentou as razões que justificam a procura de novos materiais para esta indústria (que englobam questões ambientais, de segurança, de conforto e…

    …outras relacionadas com custos), mostrou quais os materiais usados atualmente e explicou ainda de que forma podem as empresas do sector adaptarem-se a este futuro em mudança constante.

     

    Entre outras conclusões, há ideias fundamentais a reter face ao futuro da indústria automóvel, nas quais as empresas devem refletir:

     

    • Todas as empresas que…

    …consistem o Supply Chain, assim como os construtores do sector automóvel, devem trabalhar em conjunto para darem resposta a este desafio e para acompanharem a referida evolução.

  • A qualificação e conhecimentos específicos dos Quadros Técnicos, Engenheiros e Business Developers será mais do que nunca um ponto fundamental na estratégia das empresas.
  • A ligação aos Departamentos de Engenharia dos Clientes, na fase do processo de venda, é fundamental para que exista uma participação no desenvolvimento dos produtos, a fim de influenciar de acordo com os objetivos comuns.
  • Os Departamentos de Compras e/ou Procurement terão papel fundamental no posicionamento estratégico das empresas no sentido…
  • …de potenciar fontes de fornecimento e/ou parcerias aplicáveis à concretização estratégica.

  • As empresas têm de estar em constante avaliação no que toca a processos e tecnologias de produção, para poderem investir corretamente.
  • Os processos de produção terão de se adaptar a um largo número de materiais diferentes.
  •  

    Acompanhe a atividade da

    …target=”_blank” href=”http://www.linkedin.com/company/mcg-mind-for-metal” target=”_blank” rel=”noopener”>MCG no LinkedIn ou siga esta secção de notícias MCG para ficar a saber mais sobre todos os projetos desenvolvidos pela empresa.

     

    MCG automotive

    Partilhar