1 Agosto 2019

MCG garante projeto de desenvolvimento e produção de pisos para comboios TGV

Está confirmada a entrada da MCG transportation no segmento de produção de pisos para comboios de alta velocidade: a MCG garantiu recentemente o desenvolvimento e produção dos pisos para as cabines dos comboios TGV de nova geração Avelia Horizon.

 

Trata-se de um projeto a longo prazo para construção de 100 comboios por…

…parte da fabricante Alstom, tendo em vista a circulação em território francês pela SNCF. Os pavimentos em causa serão integralmente desenvolvidos e produzidos pela MCG em próxima colaboração com o cliente. O projeto está já numa fase avançada de desenvolvimento, sendo que a produção terá início na MCG em 2020.

 

A confirmação…

…do projeto surge no seguimento da política de codesenvolvimento com o cliente e concorre para o grande objetivo de colocar excelência em cada produto desenvolvido.

 

As equipas MCG transportation estão assim perante novos desafios em todas as fases do processo de desenvolvimento e produção dos pisos para os comboios TGV Avelia Horizon,…

…tanto na conceção, fase em que a seleção de materiais e desenho dos processos tem um papel fundamental, como na validação do produto final.

 

Refira-se que a maioria dos componentes que dão forma a este comboio de nova geração apresentam um design otimizado para simplificar e reduzir os intervalos entre manutenções, permitindo…

…ainda uma poupança de energia na ordem dos 20% quando comparados com os comboios TGV da atualidade.

 

Fique a conhecer outros projetos que confirmam a MCG transportation como um dos mais robustos fornecedores da Alstom no que diz respeito a pisos para comboios e autocarros:

» Piso de oito…

Partilhar

30 Julho 2019

MCG lança nova plataforma de gestão e comunicação para Fornecedores

A MCG Sourcing é a nova plataforma de colaboração de fornecedores da MCG e tem como objetivos principais centralizar e melhorar toda a gestão de informação relativa a fornecedores, assim como os processos de comunicação, divulgação de oportunidades de negócio e consequentes nomeações.

 

Ainda numa fase final de testes e com lançamento…

…previsto para setembro, a MCG Sourcing traz vários benefícios tanto à empresa como aos seus fornecedores, que assim garantem vantagens exclusivas no acesso a novas oportunidades de negócio.

 

Esta plataforma será essencial e obrigatória em todos os processos de negociação e compra da MCG, assim como na sua relação com os fornecedores,…

…garantindo maior eficiência e transparência nestes processos.

 

Todos os fornecedores da MCG receberão em breve instruções de utilização da plataforma MCG Sourcing (aquando da entrada em funcionamento do sistema), sendo que foi já enviado para todos os fornecedores da empresa este documento de informação inicial.

 

Agradecemos desde já a todos os nossos…

…fornecedores a cooperação e participação nesta iniciativa, visando a criação de cada vez mais oportunidades de negócio e comunicação.

 

Outras informações MCG recentes:

» MCG mais próxima de clientes e parceiros com novo escritório na Alemanha

» MCG continua a investir em novas tecnologias e equipamentos de topo

»

Partilhar

26 Julho 2019

MCG efetiva a produção em série de pisos para autocarros elétricos Aptis

Terminados os processos relativos à FAI (inspeção da primeira peça série) do primeiro pavimento estrutural para o projeto Aptis, as equipas de engenharia e produção da MCG transportation continuam a avançar com a produção dos pisos de grande dimensão para este autocarro 100% elétrico da Alstom.

 

Entre os processos de produção destes…

…sistemas baseados em compósitos está uma operação bastante complexa: a colagem dos painéis com dimensões de 8,5 x 2,4 metros, possível apenas devido à precisão, às tecnologias avançadas e ao vasto know-how das equipas de produção MCG.

 

Face aos elevados índices de satisfação por parte do cliente ao acompanhar o trabalho realizado,…

…está confirmada a entrega de 30 unidades de pisos para o Aptis até final deste ano.

 

Este é mais um projeto que confirma o crescimento sustentado e o sucesso da MCG transportation na oferta de soluções competitivas e integradas para interiores de comboios e autocarros.

 

Fique a conhecer outros projetos que confirmam a…

MCG transportation como um dos mais robustos fornecedores da Alstom no que diz respeito a pisos para comboios e autocarros:

» Piso de oito metros para o autocarro 100% elétrico Alstom Aptis

» Pisos plug and play para comboios RER Alstom

» Pisos aquecidos: design e…

Partilhar
MAESTRI Project

8 Julho 2019

MCG consolida resultados do projeto MAESTRI

A MCG participou recentemente na Conferência Final do projeto MAESTRI para apresentar os resultados deste projeto de I&D que visa desenvolver um sistema de gestão flexível e escalável que promove as boas práticas de gestão industrial e indústria 4.0.

 

Enquanto um dos quatro ambientes industriais reais desta iniciativa europeia, a MCG continua…

…a dinamizar a implementação da cultura Lean e da Total Efficiency Framework nos processos de produção das unidades de negócio MCG industry e MCG transportation.

 

Após o resumo dos avanços do projeto MAESTRI até à data, cada um dos quatro quadros de experiência-piloto em ambiente real mostrou em detalhe os resultados que…

…estão a alcançar, com correspondência direta aos quatro pilares do programa:

 

  • INEGI – Ecoeficiência: sistemas de gestão ambiental e de energia.
  • LINK – IoT e sensores: aplicações e demonstrações em ambiente de uso real.
  • Universidade de Cambridge – Simbiose Industrial: estudos de caso, impacto nos negócios e conjuntos de ferramentas a…

…utilizar.

  • Lean Institute, em parceria com a MCG – aplicação do sistema LEAN Management e apresentação das respetivas ferramentas LEAN desenvolvidas.
  •  

    Além da interessante apresentação de Steve Evans, da Universidade de Cambridge (sobre os desafios da indústria europeia num mundo em evolução), o destaque centrou-se na apresentação de como o sistema LEAN…

    …Management está a ser aplicado na MCG.

     

    Relembramos que, em termos práticos, e através de várias iniciativas com os outros parceiros do consórcio, o Projeto MAESTRI tem permitido à MCG implementar diversos sistemas de monitorização da produção. Eis alguns avanços registados:

     

    • Tem sido possível rever o conceito de indicadores de performance de…

    …algumas equipas de produção, aplicando boas práticas de gestão nos quadros de equipa e treinando líderes de equipa para a condução de reuniões operacionais diárias, que se traduzem neste momento em ganhos interessantes de produtividade.

  • O seguimento da rejeição interna e as metodologias de resolução de problemas demonstram agora um maior…
  • …controlo ao nível de vários indicadores.

  • A ligação às máquinas de corte laser e punçonagem, quinadeiras e máquinas de soldar permitem neste momento a recolha dados de produção, consumo energético e outros, o que torna possível mostrar aos operadores na fábrica os seus indicadores de performance em termos de produtividade, qualidade…
  • …e disponibilidade.

  • Esta mesma ligação também alimenta uma plataforma MAESTRI que está a ser desenvolvida no seio deste projeto e que permitirá no futuro fazer análises de evolução que confirmem as melhorias implementadas.
  •  

    O projeto MAESTRI terá revisão final com a Comissão Europeia, em paralelo com o respetivo encerramento oficial,…

    …a 8 e 9 de outubro, nas instalações do ISQ, local onde também decorreu esta conferência final.

     

    Recorde os avanços do projeto MAESTRI na MCG enquanto um dos quatro ambientes industriais reais:

    » Projeto MAESTRI na MCG: flexibilidade, otimização de recursos e redução de desperdícios
    » O Projeto Maestri e o Lean…

    …Manufacturing na MCG: menos desperdício e mais produtividade

     

    Acompanhe a atividade da MCG no LinkedIn ou siga esta secção de notícias MCG para ficar a saber mais sobre todos os projetos de I&D desenvolvidos pela empresa.

     

    Partilhar