6 Janeiro 2020

Colaboradores MCG completam com sucesso formação na ATEC

No decurso da política de formação e melhoria contínua seguida pela MCG, sete Colaboradores da empresa terminaram recentemente com sucesso uma formação em Introdução aos Automatismos ministrada pela ATEC.

 

Com duração de 14 horas, a formação em causa tem como objetivos principais conhecer e identificar o funcionamento dos automatismos, identificar a simbologia…

…associada aos mesmos, e ler e interpretar esquemas relacionados.

 

Da mesma forma, os formandos ficam ainda habilitados para a caracterização das funções de cada elemento de um automatismo, bem como para detetarem e repararem avarias simples.

 

Apresentando conhecimentos prévios de mecanotecnia, eletrotécnica e eletricidade, os Colaboradores da MCG que participaram nesta formação de…

…Introdução aos Automatismos foram Diogo Reis, Pedro Franco, Pedro Carloto, Nelson Simãozinho, Ricardo Martins, Ricardo Roque, Rui Teixeira e Daniel Sousa.

 

“Realço o excelente desempenho dos formandos vindos da MCG.  É gratificante ter pessoas a trabalhar em cooperação e em grupo de uma forma tão eficaz e interativa”, afirma Joaquim Sapateiro, o…

…formador da ATEC responsável pela ação. “Em conjunto conseguimos superar os objetivos da formação, os formandos colocaram questões muito pertinentes que levaram a uma formação muito interativa. A sua postura e dedicação foi exemplar”, completa.

 

Já Nelson Vaz, consultor comercial ATEC, testemunha a importância que a MCG atribui à formação…

…dos seus Colaboradores. “Da mesma forma que na sua atividade coloca o cliente no centro da sua atenção, também na sua estratégia de Recursos Humanos a MCG privilegia a qualidade da formação, para que seja positiva e diferenciadora”, explica. “Nesse sentido, para a ATEC é um privilégio ser uma das empresas…

…selecionadas para apostar no desenvolvimento das pessoas da MCG”.

 

A ação decorreu no Pólo Tecnológico de Formação Profissional do Carregado, localidade onde também estão instaladas as instalações da MCG.

 

Partilhar

17 Dezembro 2019

A MCG deseja-lhe um Feliz Natal

A MCG deseja a todos os seus Clientes, Colaboradores, Parceiros e Seguidores um Feliz Natal.

 

Como 2019 a terminar, convidamos a recordar todas as etapas superadas pela MCG este ano e a ficar a conhecer melhor os projetos mais importantes da empresa ao longo destes últimos 12 meses de atividade. Está tudo…

…na nossa secção ‘News’.

 

Para 2020 a nossa promessa é tão forte quanto o foco que deixamos no nosso dia a dia enquanto referência nos mercados em que atuamos: muito trabalho e uma perseguição constante da satisfação de todos os players que trabalham connosco.

 

Um forte desejo de Boas Festas para todos e…

…um ano de 2020 repleto de sucesso!

Partilhar

10 Dezembro 2019

A MCG transportation no evento PFP Open Days 2019

A MCG marcou presença nos PFP Open Days 2019, um evento que juntou recentemente várias entidades estatais e alguns dos mais importantes players mundiais da indústria ferroviária.

 

Com organização da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), o evento teve lugar em Almada, na sede da Infraestruturas de Portugal, e contou na abertura com a…

…intervenção do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

 

No segundo dia do evento, dedicado a várias Pitching Sessions e a um workshop sobre os temas da Digitalização, Economia Circular e Internacionalização nas áreas da ferrovia, a MCG teve oportunidade de apresentar toda a evolução recente da MCG transportation, divisão…

…de negócio da empresa que se apresenta em crescimento acelerado e dá total resposta às necessidades de grandes clientes mundiais no segmento dos interiores para comboios e autocarros.

 

Ainda na véspera, o primeiro dia dos PFP Open Days 2019 ficou marcado pela participação dos responsáveis de várias empresas nacionais e internacionais em…

…torno de apresentação de três módulos temáticos: “Contexto de Mercado”, “Ecossistemas” e “Desafios Tecnológicos”.

 

MCG transportation

Partilhar

21 Novembro 2019

MCG dá início ao IRIS, um novo projeto de I&D na área dos sistemas para interiores de comboios

A visão do futuro da indústria ferroviária. O projeto IRIS – Innovative Railway Interior Systems é o novo projeto de Investigação & Desenvolvimento que a MCG está a desenvolver na área dos sistemas para interiores de comboios e autocarros.

 

O principal objetivo do projeto IRIS passa por desenhar, desenvolver e facilitar o…

…futuro fabrico de vários subsistemas de interiores para comboios. Para tal, a MCG, através da divisão de negócio MCG transportation, é líder de um consórcio composto também pelas empresas Famopol, Cablotec, Wiseware e Almadesign, com o apoio do Itecons como centro de investigação.

 

Para dar resposta aos novos desafios que os operadores…

…das linhas ferroviárias irão enfrentar, o projeto visa conceber e desenvolver um conjunto de protótipos para quatro subsistemas complementares de interiores ferroviários: painéis laterais, painéis de teto, condutas de sistemas AVAC e bagageiras.

 

Estas soluções serão desenhadas e construídas utilizando uma estratégia de investigação inteiramente focada no desenvolvimento experimental e exploratório das…

…mesmas, a pensar numa arquitetura modular que facilite a montagem nas linhas dos OEMs. Os objetivos principais são:

  • Reduzir o custo de operação;
  • Melhorar o conforto do passageiro;
  • Elevar a atratividade e a competitividade do sistema.

 

O novo sistema dos interiores terá de apresentar uma conceção inovadora e flexível que garanta a…

…sua atratividade para os fabricantes de comboios e complementaridade com os mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal, que se têm focado nos sistemas de bancos e pavimentos.

 

Mais informações sobre o projeto IRIS.

 

Outros importantes projetos de I&D da MCG nesta área:

Partilhar