SHIP Project

15 Maio 2019

Sistema solar térmico industrial do projeto de I&D SHIP entra na fase final

Depois da apresentação na feira Intersolar Europe 2018 e de várias etapas de desenvolvimento, o Projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes chegou finalmente à fase final com a instalação e entrada em funcionamento nas infraestruturas da Kemet Electronics Portugal, empresa de Évora que também faz parte do consórcio liderado…

…pela MCG.

 

Este projeto de I&D da MCG assenta no desenvolvimento e implementação de um sistema piloto de solar térmico industrial do tipo “turn-key” destinado a pequenas e médias empresas que procuram investir num processo de calor limpo e renovável. Este sistema solar térmico é uma aplicação industrial que recorre à Energia…

…Solar de Concentração (CPC) com armazenamento de energia sob a forma de calor.

 

Com o Projeto SHIP pretende-se evidenciar as vantagens técnicas e económicas do conceito de calor solar para processos industriais. A sua implementação deve resultar numa maior eficiência energética nas unidades em que será instalado, resultando em faturas de energia…

…mais reduzidas e, portanto, dando origem a uma melhor aceitação de tecnologias de solar térmico com armazenamento.

 

Baseado numa abordagem modular e pensado para simplificar a tomada de decisão destas entidades face à adoção de uma instalação do género, este sistema é resultado do trabalho elaborado até agora pelo consórcio SHIP:

 

  • MCG…

…mind for metal: empresa líder do projeto, responsável geral pela produção deste sistema CPC solar.

  • KEMET Electronics Portugal: empresa que está a receber a instalação e funcionamento do sistema.
  • OnControl Technologies: empresa responsável pelo layout de controlo e automatização que permite a integração nos sistemas de destino.
  • INEGI – Instituto de…
  • …Engenharia Mecânica e Gestão Industrial: responsável pelo projeto, design e criação do sistema, assim como do sistema de armazenamento de energia.

  • Universidade de Évora: entidade responsável pelo design do CPC, projeto e testes do sistema desenvolvido.
  •  

    O Projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes tem o dia 30 de Junho próximo…

    …como data prevista para o seu encerramento.

    Partilhar

    3 Maio 2019

    Projeto MAESTRI na MCG: flexibilidade, otimização de recursos e redução de desperdícios

    A MCG continua a dinamizar a implementação da cultura Lean e da Total Efficiency Framework ao ser um dos quatro ambientes industriais reais do Projeto MAESTRI, uma iniciativa europeia que está a desenvolver um sistema de gestão flexível e escalável que promove as boas práticas de gestão industrial e indústria 4.0.

     

    A…

    …MCG esteve recentemente presente na 7ª Reunião do projeto (que teve lugar em abril em Wroclaw, na Polónia) através de Gonçalo Almeida, Diretor Industrial da metal3, unidade MCG onde é desenvolvida a produção dos segmentos de negócio MCG industry e MCG transportation. O…

    …principal objetivo passou por apresentar os avanços da empresa nas atividades relacionadas com a simbiose industrial, a ecoeficiência, o Eco-Lean management, a monitorização de dados de produção e a implementação de uma plataforma IoT.

     

    Em termos práticos, e através de várias iniciativas com os outros parceiros do consórcio, o

    …target=”_blank” rel=”noopener”>Projeto MAESTRI tem permitido à MCG implementar diversos sistemas de monitorização no shop floor. Eis alguns avanços registados:

     

    • Tem sido possível rever o conceito de indicadores de performance de algumas equipas de produção, aplicando boas práticas de gestão nos quadros de equipa e treinando líderes de equipa para a condução…

    …de reuniões operacionais diárias, que se traduzem neste momento em ganhos interessantes de produtividade.

    • O seguimento da rejeição interna e as metodologias de resolução de problemas demonstram agora um maior controlo ao nível de vários indicadores.
    • A ligação às máquinas de corte laser e punçonagem, quinadeiras e máquinas de soldar permitem…

    …neste momento a recolha dados de produção, consumo energético e outros, o que torna possível mostrar aos operadores na fábrica os seus indicadores de performance em termos de produtividade, qualidade e disponibilidade.

  • Esta mesma ligação também alimenta uma plataforma MAESTRI que está a ser desenvolvida no seio deste projeto e que…
  • …permitirá no futuro fazer análises de evolução que confirmem as melhorias implementadas.

     

    O projeto MAESTRI está na sua fase final e tem conclusão prevista para o próximo mês de junho, altura em que serão publicados os resultados alcançados.

    Partilhar

    24 Abril 2019

    MCG continua a investir em novas tecnologias e equipamentos de topo

    Uma das prioridades da MCG passa por manter uma base sustentada de investimentos em novas tecnologias e equipamentos para as suas unidades de produção, em paralelo com uma lógica de melhoria constante das infraestruturas e instalações da empresa.

     

    Este investimento contínuo tem dois propósitos principais: por um lado, permitir aos nossos colaboradores…

    …especializados trabalharem em segurança e num ambiente de bem-estar “tecnológico”; por outro lado, como seria de esperar, conseguir alcançar índices de produção otimizados que espelhem o valor das equipas MCG e respondam à elevada exigência dos seus clientes.

     

    Entre os equipamentos e tecnologias que reforçaram recentemente as várias unidades de produção da…

    …MCG, podemos destacar os dois robôs implementados nas linhas Tandem da MCG automotive, bem como a terceira estação de soldadura dedicada ao projeto de produção de componentes para o Volkswagen T-Roc. A empresa adquiriu ainda novas câmaras avançadas para execução de ensaios climáticos,…

    …entre outros investimentos.

     

    As unidades de produção relativas à unidade de negócio MCG industry foram também reforçadas, com a entrada em operação de um robô Motoman com soldadura CMT e com a aquisição de um novo equipamento para processos de quinagem metálica.

     

    Esta lógica de investimento é algo que a MCG pretende manter…

    …e que se revela essencial para dar uma resposta adequada às necessidades das equipas e aos novos projetos em produção na empresa ao longo de 2019.

    Partilhar

    17 Abril 2019

    MCG lança Revista M, a nova publicação interna da empresa

    A nova Revista M é uma forte prova de que a MCG está em constante evolução. Esta é a nova publicação interna da empresa, criado com o principal objetivo de apresentar tudo o que de melhor se faz na MCG: os grandes projetos, os principais investimentos, as novas tecnologias, a evolução…

    …constante dos colaboradores, a história da empresa e a forma como esta se apresenta ao mundo e aos grandes clientes com quem e para quem trabalha todos os dias.

     

    Manuel da Conceição Graça nasceu no dia 17 de Abril de 1923. M, a nova revista interna da empresa, está a ser lançada…

    …no dia de aniversário do fundador da MCG. Quisemos fazer coincidir estas duas datas porque, acima de tudo, a história de vida de Manuel da Conceição Graça é um valioso exemplo de empreendedorismo e visão que ainda hoje nos inspira.

     

    Com forte prioridade dada à imagem e um design moderno e apelativo,…

    …a primeira edição da Revista M destaca temas como a importância da segurança em todas as atividades e momentos de trabalho na MCG, os importantes projetos que estamos a desenvolver para as principais fabricantes de automóveis do mundo e os investimentos que a empresa está a efetuar na expansão e modernização…

    …das suas instalações, entre outros temas.

     

    Pelas palavras de José Graça Medeiros, “a nova Revista M pretende assinalar os projetos que já materializámos, mas, mais do que isso, quer reforçar a capacidade de nos mobilizarmos e motivarmos para enfrentar um futuro que queremos mais próspero”.

     

    O Diretor-Geral da MCG aproveita ainda as páginas…

    …da própria edição nº 1 da Revista M para deixar a todos os colaboradores da empresa “um agradecimento por termos atingido nos últimos anos tantos objetivos e por mantermos a ambição de novas conquistas”.

    Partilhar