MCG transportation

28 Março 2019

Tecnologias desenvolvidas pelo I&D da MCG integram novos pisos aquecidos para autocarros

Há sensivelmente um ano, as instalações da MCG, no Carregado, receberam a apresentação oficial de um dos mais exigentes projetos desenvolvidos pela equipa de I&D da empresa: o projeto CoMMUTe. Num consórcio também composto pelas empresas Amorim Cork Composites, ITeCons e Critical Materials, o objetivo da MCG, entretanto alcançado com sucesso,…

…era o de desenvolver um protótipo de um piso aquecido modular e multifuncional destinado à instalação no interior de comboios intercidades e regionais.

 

Agora, a MCG transportation está a produzir um piso para autocarros equipado com um sistema de aquecimento removível que consiste numa aplicação do sistema CoMMUTe. Trata-se do piso aquecido…

…para os autocarros Levante III, da CaetanoBus, um dos primeiros sistemas de piso radiante elétrico a ser produzido em série para veículos do género.

 

Todo o conceito deste piso para autocarros mantém-se inalterado, sendo aplicado o novo sistema com todas as vantagens inerente ao projeto CoMMUTe, “nomeadamente a parte em que os…

…filmes são removíveis sem a necessidade de se retirar o elemento estrutural do piso do autocarro – apenas a camada superior”, explica Pedro Brilha, Diretor Comercial da MCG transportation.

 

Fique a saber mais sobre o CoMMUTe – Multifunction Modular Train Floor e sobre o sistema de piso aquecido produzido pela…

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21 Março 2019

I&D MCG: Projeto ModSeat em plena fase de testes funcionais e melhorias

A apresentação oficial na InnoTrans 2018 do primeiro protótipo do ModSeat, o banco ferroviário inovador, modular, versátil e customizável que a equipa de I&D da MCG está a desenvolver, foi um marco decisivo na vida do projeto. O consórcio responsável pelo desenvolvimento do projeto decidiu introduzir melhorias no protótipo já criado,…

…nomeadamente ao nível da ergonomia e do conforto do passageiro em geral.

 

Na prática, essas alterações baseiam-se essencialmente em ajustes nas formas das espumas e no tipo da capa utilizadas, bem como em determinados pontos das respetiva construção e acabamento. Serão ainda corrigidos pequenos detalhes relacionados com os componentes mecânicos e com…

…o movimento de reclinação.

 

Efetuadas estas melhorias técnicas, decorrentes dos testes funcionais consoante as características antropométricas dos passageiros, o segundo protótipo do ModSeat será produzido em maio, dando por encerrada a fase de desenvolvimento e protipagem.

 

Espera-se assim que a apresentação pública do projeto aconteça já este verão, conforme previsto inicialmente.

 

Relembramos que o…

consórcio ModSeat é composto pela MCG e por outras quatro entidades com igual importância no projeto: o Instituto Superior Técnico, a Almadesign, empresa na área do design industrial, a SETsa – Sociedade de Engenharia e…

…Transformação S.A e a ERT, uma multinacional da cadeia de fornecimento do setor automóvel com instalações industriais em Portugal, República Checa e Roménia.

 

 

MCG transportation

 

 

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14 Março 2019

MCG transportation produz novos pisos para locomotivas Prima M4 da Alstom

A um ritmo de crescimento acelerado, a MCG transportation é hoje um dos principais fornecedores de componentes e sistemas para interiores de comboios junto das maiores fabricantes do mundo nesta área de negócio. A Alstom é um destes grandes players mundiais, tendo recentemente adjudicado à MCG mais um projeto de referência no…

…segmento dos interiores para comboios: um piso não aquecido para 30 locomotivas bidirecionais destinadas a comboios que a ONCF vai colocar em circulação em Marrocos.

 

O projeto envolve assim a produção de 60 conjuntos do piso em causa, para posterior instalação no modelo Prima…

…M4, uma locomotiva elétrica da Alstom que apresenta uma potência nominal de 5.5 MW e pode alcançar os 160 km/hora de velocidade máxima.

 

Fique a conhecer outros projetos que confirmam a MCG transportation como um dos mais robustos fornecedores da Alstom no que diz respeito a pisos para…

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7 Março 2019

Tecnologias de topo MCG automotive no projeto Reinforcement – “C” Pillar do Volkswagen T-Roc

A longa experiência na produção de conjuntos e subsistemas metálicos para a indústria automóvel traduz-se pelas várias relações de longo prazo que a MCG automotive mantém com alguns dos maiores players mundiais deste mercado.  O Reinforcement – “C” Pillar para a plataforma Volkswagen T-Roc é um desses projetos, que tem com…

…desafio a combinação dos principais processos de produção MCG com tecnologias avançadas em que a empresa também se tornou especialista.

 

O desenvolvimento deste conjunto Reinforcement – “C” Pillar para o automóvel produzido na AutoEuropa assenta na estampagem de peças em prensa de 3.300 toneladas (e com recurso a ferramentas transfer de 6.500…

…mm), elementos estes que são depois transformados num conjunto pela ação de células robotizadas de soldadura por pontos e robôs de aplicação de cola para reforço estrutural.

 

São 29 referências produzidas e montadas com recursos a técnicas avançadas de estampagem, colagem, soldadura, aparafusamento, rebitagem, zincagem e pintura, envolvendo automatismos para todos estes…

…processos, entre eles quatro células de soldadura robotizadas e ainda dois outros robôs dedicados à aplicação de cola.

 

Um desafio a que a MCG automotive dá resposta da melhor forma e com sucesso absoluto, produzindo neste momento peças para a montagem de 800 automóveis por dia, número este que até 2021 chegará…

…às 5.000 unidades por semana.

 

Mais pormenores sobre o projeto Reinforcement – “C” Pillar para a plataforma Volkswagen T-Roc nos Case Studies MCG:
» Célula de soldadura para Reinforcement – “C” Pillar
» Estampagem de transferência de 3.300 toneladas – “C” Pillar

 

 

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