Notícias/Artigo

21 Novembro 2019

MCG dá início ao IRIS, um novo projeto de I&D na área dos sistemas para interiores de comboios

A visão do futuro da indústria ferroviária. O projeto IRIS – Innovative Railway Interior Systems é o novo projeto de Investigação & Desenvolvimento que a MCG está a desenvolver na área dos sistemas para interiores de comboios e autocarros.

 

O principal objetivo do projeto IRIS passa por desenhar, desenvolver e facilitar o futuro fabrico de vários subsistemas de interiores para comboios. Para tal, a MCG, através da divisão de negócio MCG transportation, é líder de um consórcio composto também pelas empresas Famopol, Cablotec, Wiseware e Almadesign, com o apoio do Itecons como centro de investigação.

 

Para dar resposta aos novos desafios que os operadores das linhas ferroviárias irão enfrentar, o projeto visa conceber e desenvolver um conjunto de protótipos para quatro subsistemas complementares de interiores ferroviários: painéis laterais, painéis de teto, condutas de sistemas AVAC e bagageiras.

 

Estas soluções serão desenhadas e construídas utilizando uma estratégia de investigação inteiramente focada no desenvolvimento experimental e exploratório das mesmas, a pensar numa arquitetura modular que facilite a montagem nas linhas dos OEMs. Os objetivos principais são:

  • Reduzir o custo de operação;
  • Melhorar o conforto do passageiro;
  • Elevar a atratividade e a competitividade do sistema.

 

O novo sistema dos interiores terá de apresentar uma conceção inovadora e flexível que garanta a sua atratividade para os fabricantes de comboios e complementaridade com os mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal, que se têm focado nos sistemas de bancos e pavimentos.

 

Mais informações sobre o projeto IRIS.

 

Outros importantes projetos de I&D da MCG nesta área:

 

Projetos recentes MCG transportation:

Partilhar