Notícias/Artigo

27 Junho 2019

MCG apresenta resultados do projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes

A MCG e os restantes membros do consórcio apresentaram ontem no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, os resultados do SHIP – Solar Heat for Industrial Processes e o respetivo protótipo demonstrador do sistema solar térmico industrial desenvolvido no âmbito deste projeto de I&D.

 

A MCG assumiu a coordenação do projeto ao longo de todo o desenvolvimento, num consórcio também composto pela Universidade de Évora, pelo INEGI e pelas empresas OnControl e KEMET Electronics Portugal. E foi precisamente nas instalações desta empresa que os participantes no evento de encerramento tiveram oportunidade de ver de perto todo o sistema que serve de base a esta tecnologia de captação e acumulação de energia solar térmica para processos industriais.

 

O evento teve início com a apresentação de todas as fases de desenvolvimento do projeto, por parte dos responsáveis de todas as entidades que compõem o consórcio SHIP. De seguida foi possível assistir à demonstração de todo o sistema em funcionamento na plataforma técnica instalada na KEMET Electronics Portugal, bem como esclarecer dúvidas com todos os membros do consórcio.

 

A instalação em causa exemplifica com total sucesso a possível integração direta desta tecnologia solar térmica em processos industriais de média temperatura, validando por completo uma futura abordagem ao mercado.

 

Ficam assim evidenciadas as vantagens técnicas e económicas da implementação de um sistema como o SHIP, que resultam, mais concretamente, numa maior eficiência energética nas unidades industriais onde estão instaladas. Trata-se de uma solução que deriva de várias tecnologias que as várias entidades ligadas ao consórcio têm desenvolvido com sucesso ao longo dos anos mais recentes.

 

Mais informação sobre o projeto SHIP na MCG. É possível ver o vídeo de resumo do evento no canal YouTube da MCG e também nas páginas LinkedIn e Facebook da empresa.

Partilhar