Notícias/Artigo

SHIP Project

15 Maio 2019

Sistema solar térmico industrial do projeto de I&D SHIP entra na fase final

Depois da apresentação na feira Intersolar Europe 2018 e de várias etapas de desenvolvimento, o Projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes chegou finalmente à fase final com a instalação e entrada em funcionamento nas infraestruturas da Kemet Electronics Portugal, empresa de Évora que também faz parte do consórcio liderado pela MCG.

 

Este projeto de I&D da MCG assenta no desenvolvimento e implementação de um sistema piloto de solar térmico industrial do tipo “turn-key” destinado a pequenas e médias empresas que procuram investir num processo de calor limpo e renovável. Este sistema solar térmico é uma aplicação industrial que recorre à Energia Solar de Concentração (CPC) com armazenamento de energia sob a forma de calor.

 

Com o Projeto SHIP pretende-se evidenciar as vantagens técnicas e económicas do conceito de calor solar para processos industriais. A sua implementação deve resultar numa maior eficiência energética nas unidades em que será instalado, resultando em faturas de energia mais reduzidas e, portanto, dando origem a uma melhor aceitação de tecnologias de solar térmico com armazenamento.

 

Baseado numa abordagem modular e pensado para simplificar a tomada de decisão destas entidades face à adoção de uma instalação do género, este sistema é resultado do trabalho elaborado até agora pelo consórcio SHIP:

 

  • MCG mind for metal: empresa líder do projeto, responsável geral pela produção deste sistema CPC solar.
  • KEMET Electronics Portugal: empresa que está a receber a instalação e funcionamento do sistema.
  • OnControl Technologies: empresa responsável pelo layout de controlo e automatização que permite a integração nos sistemas de destino.
  • INEGI – Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial: responsável pelo projeto, design e criação do sistema, assim como do sistema de armazenamento de energia.
  • Universidade de Évora: entidade responsável pelo design do CPC, projeto e testes do sistema desenvolvido.

 

O Projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes tem o dia 30 de Junho próximo como data prevista para o seu encerramento.

Partilhar