Colagem de Painéis

Uma tecnologia destinada principalmente a aplicações em interiores de comboios e autocarros (sistemas de pisos e tetos).

A leveza dos materiais – o lightweight – é uma tendência crescente em vários sectores, já que a redução do peso dos componentes traz grandes benefícios, desde melhor a otimização de design/desempenho do produto final até à diminuição dos custos para o cliente. E ainda a redução do impacte ambiental.

 

No sector de transportes, a tendência lightweight é ​​de uma importância ainda maior devido, em parte, aos novos regulamentos governamentais e à pressão da indústria para aumentar a eficiência do consumo de combustível.

Essa tendência geralmente envolve uma mudança no design e nos materiais, com um número cada vez maior de opções mais leves disponíveis, incluindo painéis tipo “sanduíche” compostos.

Esses painéis são amplamente utilizados em diversas aplicações, desde pisos estruturais híbridos até vários outros subsistemas, como pisos, tectos e divisórias, entre outros.

Adesivos estruturais combinados com uma escolha inteligente de diferentes materiais são assim fatores-chave para o desenvolvimento de novos produtos e aplicações.

 

As competências de projeto e fabrico da MCG neste sector são focadas em sistemas modulares e em paineis de muito grande dimensão, permitindo também adaptar o produto final a todas as necessidades específicas do cliente, que pode assim subir o nível na otimização de seus produtos. Com menos peso, custo e tempo de montagem.

O processo de desenvolvimento a que a MCG recorre inclui diferentes sistemas de colagem, como PUR bi-componente e epóxi, bem como a seleção de materiais de núcleo incide em espuma estrutural, cortiça, balsa, plywood e honeycomb, materiais estes combinados com painéis de alumínio e aço inoxidável.

Todos estes materiais são escolhidos para satisfazer os requisitos da aplicação final e também para garantir uma duração correspondente a toda a vida útil do equipamento.

Dependendo das características de design de cada painel, os processos de colagem são realizados durante o próprio processo de fabrico do mesmo, que inclui a integração e montagem de de filmes de aquecimento, sensores, sistemas de cablagem, etc.

 

No processo de colagem temos especial atenção em garantir a qualidade do resultado final:

  • Cabine de colagem com 350 m² e controlo de temperatura e humidade
  • Estações de colagem manual
  • Misturador 2K e sistema de distribuição
  • Mesas de vácuo para colagem de painéis de até 6.500 x 3.000 mm
  • Mesa de montagem de pisos à dimensão de uma carruagem para integração dos painéis e finalização do piso
  • Rastreabilidade total do processo
  • Técnicos qualificados (formação EAB) e engenharia de processo
  • Processos de teste e inspeção