Piso para autocarro elétrico Alstom Aptis

Os componentes dos autocarros de nova geração caracterizam-se pela otimização das matérias-primas utilizadas e pela funcionalidade que apresentam na hora da instalação nos equipamentos de destino. No caso dos pavimentos, também as grandes dimensões do componente são um aspeto a ter em conta.

A MCG transportation é um dos fabricantes mundiais que alia competências de engenharia de desenvolvimento às condições para produzir pisos integrais com mais de oito metros de comprimento.


O desafio


Devido a características muito próprias, toda a estrutura do novo autocarro Alstom Aptis assenta sobre uma base com mais de oito metros de comprimento. Este fabricante de comboios reconhecido mundialmente precisava assim de encontrar um fornecedor capaz de desenvolver um sistema de piso não aquecido para a sua nova área de autocarros elétricos. Este piso combina grandes dimensões enquanto peça única com uma composição leve, robusta e assente em materiais compósitos de nova geração.

 

Know how MCG


Colagem Estrutural

O sistema avançado de piso desenvolvido pela MCG para este projeto mostra as elevadas competências da unidade de negócio MCG transportation em processos de colagem estrutural integrada em construção metálica, com especial relevo para a montagem de painéis em materiais compósitos, conferindo ao conjunto final uma elevada resistência mecânica.

Peças únicas de grande dimensão

A solução de piso para o Alstom Aptis é um componente único com um comprimento superior a oito metros. As unidades de produção MCG transportation estão preparadas para manusear estruturas com estas dimensões e distingue-se à escala mundial pela sua especialização em painéis de muito grande dimensão.

Em colaboração com o cliente

Obedecer aos requisitos do cliente é fundamental para o desenvolvimento e produção de um piso com estas características. Para tal, todos os processos decorrem num ambiente de colaboração constante entre as equipas especializadas MCG transportation e a Alstom.

 

Processos de Engenharia


  • Design de produto
  • Desenvolvimento de produto
  • Prototipagem e testes
  • Embalagem e logística
  • Controlo de qualidade

 

Tecnologias


  • Corte laser e punçonagem
  • Quinagem

 


Partilhe esta página