Projeto SHIP

O projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes, com a MCG como empresa líder e um consórcio também composto pela Universidade de Évora, pelo INEGI e pelas empresas OnControl e KEMET Electronics Portugal, tem como objetivo principal a demonstração de um sistema holístico de integração direta de tecnologias que funcionam com tecnologia solar térmica em processos industriais de média temperatura.

Em paralelo pretende-se testar e validar esta tecnologia, garantindo assim a sua abordagem ao mercado. O sistema foi pensado, criado e estabelecido como uma solução inovadora, resultante de atividades anteriores de I&D dos vários parceiros do consórcio.


Problema/motivação do projeto


Pretende-se, neste projeto, evidenciar, diante de um público especializado em situação real, as vantagens técnicas e económicas da solução que ainda não está totalmente validada. A sua implementação deve resultar numa maior eficiência energética nas unidades industriais onde será instalado, resultando em faturas de energia reduzidas e, portanto, numa melhor aceitação de tecnologias de solar térmico e outras soluções eco eficientes em geral, ainda muito dependentes da quantificação deste tipo de benefícios.

 

A solução a alcançar


Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. A demonstração de um sistema holístico de integração direta de tecnologias que funcionam com tecnologia solar térmica em processos industriais de média temperatura.

 

Composição do consórcio


O projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes tem a MCG como empresa líder de um consórcio também composto pela Universidade de Évora, pelo INEGI e pelas empresas OnControl e KEMET Electronics Portugal.

 

Site oficial


Projeto SHIP

 

O Projeto SHIP na MCG


Os resultados do projeto SHIP – Solar Heat for Industrial Processes foram apresentados em junho de 2019 em Évora, com a respetiva visita à KEMET para observação do sistema em funcionamento.

Vídeo demonstrativo da instalação protótipo na KEMET Electronics Portugal:

Vídeo de resumo do evento de apresentação de resultados em Évora:

 

Ficha completa


Designação do projeto:
SHIP – Solar Heating for Industrial Processes
Código do projeto:
POCI-01-0247-FEDER-017857
Objetivo principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. A demonstração de um sistema holístico de integração direta de tecnologias que funcionam com tecnologia solar térmica em processos industriais de média temperatura.
Região de intervenção:
Centro, Alentejo, Norte
Entidade beneficiária:
Manuel da Conceição Graça, Lda
Data de início:
2017-07-01
Data de conclusão:
2019-06-30
Custo total elegível:
654.241,59 EUR
Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER:
374.483,35 EUR

 

Cofinanciamento


MCG

MCG


Partilhe esta página