MCG transportation: nova cabine de colagem de pisos para comboios e autocarros

News
Partilhe esta página

A divisão de negócio MCG transportation tem revelado um crescimento sustentado ao nível das operações comerciais, de engenharia e de produção, assumindo-se hoje como um forte fornecedor de pisos para comboios e autocarros junto de vários fabricantes mundiais, desenvolvendo também outras tipologias de sistemas para interiores desses veículos.

Acompanhando essa evolução, esta área de negócio da MCG está já a funcionar em pleno nas novas instalações recentemente concluídas, tendo sido efetuado um robusto investimento em recursos humanos, bem como em equipamentos de grande dimensão.

Nova cabine de colagem

Os processos de colagem de pisos para comboios e autocarros estão agora mais automatizados e são desenvolvidos no interior da nova cabine de colagem, com temperatura e humidade controladas e ciclos de produção flexíveis, integrados e controlados por computador.

Esta é uma das principais zonas de trabalho de uma unidade de produção completamente nova, que proporciona melhores condições de trabalho a todos os Colaboradores MCG envolvidos nestes projetos, sem esquecer os departamentos de qualidade, engenharia de processo e logística, agora dispostos em novos escritórios mais próximos dos espaços de produção.

Investir na modernização

Dada a exigência e o crescimento dos projetos MCG transportation, a empresa continua a investir em novos equipamentos e sistemas robotizados. As novas instalações receberam recentemente vários sistemas automatizados, como são exemplos uma nova router de corte de compósitos e um sistema automático de colagem de pisos para comboios e autocarros, que complementa da melhor forma os processos especializados executados na nova cabine.

Os principais objetivos passam por aumentar os níveis de produtividade e permitir que as pessoas que trabalham na MCG, que são o recurso mais importante da empresa, possam ser alocadas a funções com maior valor acrescentado. Além disso, o recurso a sistemas cada vez mais automatizados e robotizados ajuda ainda a que aumentem os índices de segurança e a competitividade geral da empresa.

Vários ensaios técnicos, que são parte dos processos de produção dos pisos, podem agora ser executados in-house e durante o decorrer da industrialização e vida do projeto. Estes ensaios são na maioria dos casos de ordem dimensional e geométrica, mas podem também passar por verificações de parâmetros elétricos no caso dos pisos com sistema de aquecimento incluído.

Equipas jovens e altamente qualificadas

“A irreverência de uma equipa jovem, com vontade de ganhar e de também deixar a sua marca no futuro da MCG”, capaz de assegurar “uma evolução técnica e tecnológica permanente”: António Coelho refere que são estas as bases que facilitam “o crescimento contínuo e a satisfação das necessidades dos clientes”.

O Diretor da unidade de negócio MCG transportation, perante o mercado global de desenvolvimento de interiores para veículos que transportam elevados volumes de passageiros, garante ainda que “a chave está na capacidade de inovar nos produtos fornecidos e no serviço prestado, procurando sempre excelência e competitividade nas soluções oferecidas ao cliente”.