FERROVIA 4.0

A MCG transportation, divisão de negócio da MCG dedicada ao desenvolvimento e produção de sistemas de interiores para a indústria ferroviária e de autocarros, integra o consórcio de dinamização do projeto de I&D FERROVIA4.0.

O âmbito do FERROVIA4.0 passa pelo desenvolvimento de novos componentes digitais e de alta tecnologia para as diversas vertentes da indústria ferroviária, particularmente focada na sustentabilidade, na gestão energética e na digitalização.


A solução a alcançar


O âmbito do FERROVIA 4.0 passa pelo desenvolvimento de novos componentes digitais e de alta tecnologia para as diversas vertentes da indústria ferroviária, particularmente focada na sustentabilidade, na gestão energética e na digitalização.

 

Missão principal


Face à forte experiência das equipas MCG nesta área, a MCG transportation terá contributo ativo no desenvolvimento de:

  • Uma nova geração de pavimento aquecido, independente e autorregulável que trabalhará em baixa tensão, característica que torna esta solução mais segura e com menores exigências construtivas do ponto de vista elétrico e de ensaio de rotina.
  • Novos painéis de teto ou divisórias modulares, com integração de sensores e novas funcionalidades, e utilizando materiais sustentáveis a nível dos isolamentos térmicos e acústicos. Uma solução que dá seguimento ao trabalho MCG transportation no âmbito do projeto Iris.
  • Nova estrutura de um banco de um comboio suburbano será desenhado pelo consórcio FERROVIA4.0. Uma área em que a MCG transportation demonstra experiência pelo desenvolvimento do banco para comboios do projeto Modseat.

O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de  diferentes componentes, ferramentas e sistemas que serão testados em material circulante e infraestruturas reais orientados para a sustentabilidade económica e ecológica do sistema ferroviário, reduzindo custos operacionais e de manutenção e fornecendo apoio à tomada de decisão na gestão de ativos e para a criação de plataformas de segurança.

É também ambição do projeto garantir que são incorporadas tecnologias e metodologias de cibersegurança na estrutura de tecnologias de informação e comunicação do sistema ferroviário, por forma a evitar intrusões indesejadas.

 

Novidades recentes


MCG contribui para o avanço do projeto de I&D Ferrovia 4.0

A MCG tem a seu cargo várias tarefas determinantes do projeto de I&D Ferrovia 4.0, com as equipas de desenvolvimento da unidade de negócio MCG Transportation a contribuirem fortemente para o avanço dos trabalhos.

O projeto assenta na mobilização nacional de várias entidades e empresas que vai permitir dar resposta aos desafios tecnológicos e de mercado do sector ferrovário atual e de futuro.

O grupo de trabalho do consórcio já definiu o perfil de comboio suburbano como o “alvo” deste desenvolvimento. Especificações técnicas têm sido detalhadas para cada subsistema, com a MCG a intervir na conceção do pavimento e da divisória do referido veículo.

FERROVIA 4.0 MCG

Também já está conceptualizado o ambiente para o interior da carruagem, que tem como missão demonstrar a capacidade portuguesa nos campos do design e produção de sistemas interiores ferroviários, privilegiando aspetos com a funcionalidade, a interatividade e o conforto – a “experiência sentida pelo passageiro”, no fundo.

Serão utilizados materiais sustentáveis (recicláveis e reutilizáveis), com incorporação de componentes inteligentes e uma gestão energética otimizada.

A ‘especialidade’ da MCG

A tecnologia de aquecimento por irradiação a utilizar nos pisos desenvolvidos é um dos pontos em que a MCG mais intervém, sendo o principal objetivo baixar o risco de falha crítica no sistema e melhorar o rácio entre área útil e área aquecida.

FERROVIA 4.0 MCG

Neste segmento, a MCG tem em plena fase de prototipagem a Magic Box, um sistema de gestão inovador que permitirá efetuar o controlo energético do aquecimento.

Será possível reduzir consumos e monitorizar parâmetros sem qualquer instrumentação de campo. Mais do que isso, a Magic Box vai possibilitar um controlo em tempo real de todo o sistema de aquecimento, potenciando os níveis de conforto.

FERROVIA 4.0 MCG

Este sistema e as suas funcionalidades representam um enorme salto qualitativo face ao sistema habitualmente aplicado no atual mercado Transportation.

O consórcio do projeto Ferrovia 4.0 é liderado pela EFACEC Engenharia e fica completo com a CG e com todas as empresas que compõem o cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa.


1 | SISTEMA DE PISO AQUECIDO COM MAGIC BOX

2 | MAGIC BOX – SISTEMA INTELIGENTE DE GESTÃO PARA AQUECIMENTO E CONSUMOS ENERGÉTICOS

3 | BANCOS CONCEPT MINIMAL – INTERATIVOS E SUSTENTÁVEIS

4 | DIVISÓRIA CONCEPT MINIMAL – SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

FERROVIA 4.0 MCG

 

Composição do consórcio


MCG, Almadesign, Evoleo Technologies, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial. Infraestruturas de Portugal, S.A., InovaMais, Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção, Instituto de Soldadura e Qualidade, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Superior Técnico, ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, IT – Instituto de Telecomunicações, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Mota-Engil, Nomad Tech, PFP- Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, Solvit, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho.

 

Site oficial


Projeto FERROVIA4.0

 

Ficha completa


Designação do projeto:
FERROVIA 4.0
Código do projeto:
POCI-01-0247-FEDER-046111
Objetivo principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Região de intervenção:
Centro, Lisboa, Norte
Entidade beneficiária:
EFACEC Engenharia e Sistemas, S.A.
Data de início:
2020-07-01
Data de conclusão:
2023-06-30
Custo total elegível:
8.445.654,40 EUR
Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER:
4.187.734,77 EUR

 

Cofinanciamento


FERROVIA 4.0 MCG


Partilhe esta página