Problema/motivação do projeto
O transporte ferroviário é atualmente considerado a forma mais económica e sustentável de viajar. Contudo, é necessário dar resposta aos novos desafios que os operadores das linhas ferroviárias irão enfrentar, nomeadamente as megacidades, as deslocações para o trabalho a distâncias cada vez maiores e ao aumento do impacto ambiental como consequência do crescimento urbano elevado previsto para os próximos 25 anos.
A solução a alcançar
O IRIS visa conceber e desenvolver um conjunto de protótipos para 4 subsistemas complementares de interiores ferroviários: painéis laterais, painéis de teto, condutas de sistemas AVAC e bagageiras.
Estas soluções serão desenhadas e construídas utilizando uma estratégia de investigação inteiramente focada no desenvolvimento experimental e exploratório das mesmas, a pensar numa arquitetura modular que facilite a montagem nas linhas dos OEMs. Os objetivos principais são:
- Reduzir o custo de operação;
- Melhorar o conforto do passageiro;
- Elevar a atratividade e a competitividade do sistema.
Missão principal
O novo sistema dos interiores terá de apresentar uma conceção inovadora e flexível que garanta a sua atratividade para os fabricantes de comboios e complementaridade com os mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal, que se têm focado nos sistemas de bancos e pavimentos.
Novidades recentes
Tecnologias inovadoras desenvolvidas no âmbito do projeto IRIS
O Projeto IRIS – Innovative Railway Interior Systems continua a sua evolução na MCG, o que significa que o demonstrador que replica o interior de uma carruagem de comboio está quase pronto e em fase de validação experimental. Após a conclusão da montagem do carbody (estrutura em alumínio exterior) e da prototipagem da divisória, foram instaladas as condutas AVAC.
O piso aquecido é também um subsistema made in MCG, em sintonia com um novo sistema de isolamento aquecido cujo funcionamento foi comprovado em testes laboratoriais.
Este elemento será instalado no demonstrador juntamente com o piso radiante Commute e outros dois filmes de aquecimento nas paredes laterais.
O Projeto IRIS está a revelar-se de extremo valor para as equipas de engenharia MCG Transportation, que têm aqui uma forma efetiva de adquirirem novas competências e desenvolverem processos e produtos com potencial para integrarem a oferta desta área de negócio da MCG.
Divisória
Composta por um núcleo tipo honeycomb e peles de alumínio, está a ser projetada/testada no atual processo de colagem/vácuo da MCG Transportation. Incluirá um display transparente de 32” que atuará como mostrador de conteúdos.
Isolamento aquecido
Modular e pensado num conceito de montagem plug and play, o equipamento de aquecimento está localizado por detrás do painel de rodapé, com temperatura controlada pelo utilizador através de sensores integrados.
Sistema AVAC
As condutas de AVAC foram já submetidas a testes de resistência ao fogo, com sucesso, e também a testes acústicos, tendo em vista a validação dos materiais selecionados tanto na sua estrutura como nos suportes de apoio.
Know-how do consórcio
O IRIS vem dar uma nova dimensão aos mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal com um ambicioso projeto de I&D centrado nas necessidades do utilizador. A iniciativa une em consórcio cinco empresas OEM que são referências nas áreas em que atuam, bem como um conceituado centro de investigação, com o intuito de implementar soluções disruptivas e assim afirmar Portugal na vanguarda das tecnologias aplicadas à indústria ferroviária.
Composição do consórcio
Empresas principais:
- MCG – Desenvolvimento, produção e montagem de protótipos.
- Famopol – Processos de injecção de resina assistida por vácuo (RTM).
- Cablotec – Produtos de iluminação e cablagens diversas.
- Wiseware – Sistemas e solução de IoT, eletrónica e software.
- AlmaDesign – Processos de soluções de design e ergonomia.
- Itecons – Centro de investigação e testes.
Site oficial
Ficha completa
Designação do projeto:
IRIS: Innovative Railway Interior Systems
Código do projeto:
POCI-01-0247-FEDER-039835
Objetivo principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
O projeto IRIS visa conceber e desenvolver 4 subsistemas complementares de interiores ferroviários, desenhados para melhorar o seu fabrico e integração e o conforto do passageiro e para reduzir o custo de operação, de modo a aumentar a atratividade e competitividade dos equipamentos ferroviários.
Região de intervenção:
Centro, Lisboa, Norte
Entidade beneficiária:
Manuel da Conceição Graça, Lda
Data de início:
2019-05-23
Data de conclusão:
2022-05-22
Custo total elegível:
1.936.462,42 EUR
Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER:
1.159.183,37 EUR