Problema/motivação do projeto
O transporte ferroviário é atualmente considerado a forma mais económica e sustentável de viajar. Contudo, é necessário dar resposta aos novos desafios que os operadores das linhas ferroviárias irão enfrentar, nomeadamente as megacidades, as deslocações para o trabalho a distâncias cada vez maiores e ao aumento do impacto ambiental como consequência do crescimento urbano elevado previsto para os próximos 25 anos.
A solução a alcançar
O IRIS visa conceber e desenvolver um conjunto de protótipos para 4 subsistemas complementares de interiores ferroviários: painéis laterais, painéis de teto, condutas de sistemas AVAC e bagageiras.
Estas soluções serão desenhadas e construídas utilizando uma estratégia de investigação inteiramente focada no desenvolvimento experimental e exploratório das mesmas, a pensar numa arquitetura modular que facilite a montagem nas linhas dos OEMs. Os objetivos principais são:
- Reduzir o custo de operação;
- Melhorar o conforto do passageiro;
- Elevar a atratividade e a competitividade do sistema.
Missão principal
O novo sistema dos interiores terá de apresentar uma conceção inovadora e flexível que garanta a sua atratividade para os fabricantes de comboios e complementaridade com os mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal, que se têm focado nos sistemas de bancos e pavimentos.
Know-how do consórcio
O IRIS vem dar uma nova dimensão aos mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal com um ambicioso projeto de I&D centrado nas necessidades do utilizador. A iniciativa une em consórcio cinco empresas OEM que são referências nas áreas em que atuam, bem como um conceituado centro de investigação, com o intuito de implementar soluções disruptivas e assim afirmar Portugal na vanguarda das tecnologias aplicadas à indústria ferroviária.
Composição do consórcio
Empresas principais:
- MCG – Desenvolvimento, produção e montagem de protótipos.
- Famopol – Processos de injecção de resina assistida por vácuo (RTM).
- Cablotec – Produtos de iluminação e cablagens diversas.
- Wiseware – Sistemas e solução de IoT, eletrónica e software.
- AlmaDesign – Processos de soluções de design e ergonomia.
- Itecons – Centro de investigação e testes.
Encerramento e resultados do projeto
De Julho de 2019 a Novembro de 2022, foram mais de 43 meses de trabalho, 46 reuniões entre todos os membros do consórcio e muitas ideias inovadoras que são agora realidade. Eis que chega ao fim o plano de trabalhos do IRIS – Innovative Railway Interior Systems, um projeto de desenvolvimento e investigação em que os objetivos principais foram totalmente alcançados: desenhar, desenvolver e facilitar o futuro fabrico de vários subsistemas de interiores para comboios.
O evento de encerramento do projeto teve lugar recentemente na MCG, contando com a presença de representantes de todas as empresas que compõem o consórcio do projeto – Almadesign, Famopol, Itecons, Wiseware e Cablotec – e de cerca de 50 convidados.
António Coelho, Diretor-Geral MCG Industry+Transportation na MCG, abriu o evento, dando depois a palavra a Rui Marcelino, CEO da Almadesign, que resumiu brevemente os trabalhos desenvolvidos durante a duração do projeto.
Os resultados práticos do IRIS – Innovative Railway Interior Systems foram depois possíveis de ver de perto através de um demonstrador que apresenta em contexto de integração real as tecnologias e produtos desenvolvidos no âmbito do projeto no segmento dos subsistemas e produtos para interiores de comboios:
- Condutas de sistemas AVAC
- Estruturas de bagageiras
- Painéis laterais
- Painéis de tecto
- Pisos com sistema de aquecimento integrado
- Divisórias
- Janelas interativas
Os resultados do projeto assentam nestas sete soluções inovadoras no segmento dos subsistemas de interiores para comboios, que podemos ver no seguinte vídeo num contexto mais dinâmico:
Algumas características das tecnologias e subsistemas de interiores para comboios desenvolvidos no IRIS:
Mais info sobre o projeto IRIS
Site oficial Projeto IRIS
Os avanços do Projeto IRIS na MCG
Ficha completa
Designação do projeto:
IRIS: Innovative Railway Interior Systems
Código do projeto:
POCI-01-0247-FEDER-039835
Objetivo principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
O projeto IRIS visa conceber e desenvolver 4 subsistemas complementares de interiores ferroviários, desenhados para melhorar o seu fabrico e integração e o conforto do passageiro e para reduzir o custo de operação, de modo a aumentar a atratividade e competitividade dos equipamentos ferroviários.
Região de intervenção:
Centro, Lisboa, Norte
Entidade beneficiária:
Manuel da Conceição Graça, Lda
Data de início:
2019-05-23
Data de conclusão:
2022-05-22
Custo total elegível:
1.936.462,42 EUR
Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER:
1.159.183,37 EUR