IRIS – Innovative Railway Interior Systems

A visão do futuro da indústria ferroviária. O projeto IRIS – Innovative Railway Interior Systems é um projeto de Investigação & Desenvolvimento que tem como objetivo desenhar, desenvolver e facilitar o futuro fabrico de vários subsistemas de interiores para comboios.

O arranque do projeto está marcado para Julho de 2019, com a MCG como líder de um consórcio composto também pelas empresas Famopol, Cablotec, Wiseware e Almadesign. O Itecons é o centro de investigação do projeto IRIS, que conta ainda com a participação de vários parceiros externos.


Problema/motivação do projeto


O transporte ferroviário é atualmente considerado a forma mais económica e sustentável de viajar. Contudo, é necessário dar resposta aos novos desafios que os operadores das linhas ferroviárias irão enfrentar, nomeadamente as megacidades, as deslocações para o trabalho a distâncias cada vez maiores e ao aumento do impacto ambiental como consequência do crescimento urbano elevado previsto para os próximos 25 anos.

 

A solução a alcançar


O IRIS visa conceber e desenvolver um conjunto de protótipos para 4 subsistemas complementares de interiores ferroviários: painéis laterais, painéis de teto, condutas de sistemas AVAC e bagageiras.

Estas soluções serão desenhadas e construídas utilizando uma estratégia de investigação inteiramente focada no desenvolvimento experimental e exploratório das mesmas, a pensar numa arquitetura modular que facilite a montagem nas linhas dos OEMs. Os objetivos principais são:

  • Reduzir o custo de operação;
  • Melhorar o conforto do passageiro;
  • Elevar a atratividade e a competitividade do sistema.

 

Missão principal


O novo sistema dos interiores terá de apresentar uma conceção inovadora e flexível que garanta a sua atratividade para os fabricantes de comboios e complementaridade com os mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal, que se têm focado nos sistemas de bancos e pavimentos.

 

Novidades recentes


Tecnologias inovadoras desenvolvidas no âmbito do projeto IRIS

O Projeto IRIS – Innovative Railway Interior Systems continua a sua evolução na MCG, o que significa que o demonstrador que replica o interior de uma carruagem de comboio está quase pronto e em fase de validação experimental. Após a conclusão da montagem do carbody (estrutura em alumínio exterior) e da prototipagem da divisória, foram instaladas as condutas AVAC.

IRIS – Innovative Railway Interior Systems MCG

O piso aquecido é também um subsistema made in MCG, em sintonia com um novo sistema de isolamento aquecido cujo funcionamento foi comprovado em testes laboratoriais.

Este elemento será instalado no demonstrador juntamente com o piso radiante Commute e outros dois filmes de aquecimento nas paredes laterais.

IRIS – Innovative Railway Interior Systems MCG

O Projeto IRIS está a revelar-se de extremo valor para as equipas de engenharia MCG Transportation, que têm aqui uma forma efetiva de adquirirem novas competências e desenvolverem processos e produtos com potencial para integrarem a oferta desta área de negócio da MCG.

IRIS – Innovative Railway Interior Systems MCG

Divisória

Composta por um núcleo tipo honeycomb e peles de alumínio, está a ser projetada/testada no atual processo de colagem/vácuo da MCG Transportation. Incluirá um display transparente de 32” que atuará como mostrador de conteúdos.

IRIS – Innovative Railway Interior Systems MCG

Isolamento aquecido

Modular e pensado num conceito de montagem plug and play, o equipamento de aquecimento está localizado por detrás do painel de rodapé, com temperatura controlada pelo utilizador através de sensores integrados.

IRIS – Innovative Railway Interior Systems MCG

Sistema AVAC

As condutas de AVAC foram já submetidas a testes de resistência ao fogo, com sucesso, e também a testes acústicos, tendo em vista a validação dos materiais selecionados tanto na sua estrutura como nos suportes de apoio.

IRIS – Innovative Railway Interior Systems MCG

 

Know-how do consórcio


O IRIS vem dar uma nova dimensão aos mais recentes desenvolvimentos do sector em Portugal com um ambicioso projeto de I&D centrado nas necessidades do utilizador. A iniciativa une em consórcio cinco empresas OEM que são referências nas áreas em que atuam, bem como um conceituado centro de investigação, com o intuito de implementar soluções disruptivas e assim afirmar Portugal na vanguarda das tecnologias aplicadas à indústria ferroviária.

 

Composição do consórcio


Empresas principais:

  • MCG – Desenvolvimento, produção e montagem de protótipos.
  • Famopol – Processos de injecção de resina assistida por vácuo (RTM).
  • Cablotec – Produtos de iluminação e cablagens diversas.
  • Wiseware – Sistemas e solução de IoT, eletrónica e software.
  • AlmaDesign – Processos de soluções de design e ergonomia.
  • Itecons – Centro de investigação e testes.

 

Site oficial


Projeto IRIS

 

Ficha completa


Designação do projeto:
IRIS: Innovative Railway Interior Systems
Código do projeto:
POCI-01-0247-FEDER-039835
Objetivo principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
O projeto IRIS visa conceber e desenvolver 4 subsistemas complementares de interiores ferroviários, desenhados para melhorar o seu fabrico e integração e o conforto do passageiro e para reduzir o custo de operação, de modo a aumentar a atratividade e competitividade dos equipamentos ferroviários.
Região de intervenção:
Centro, Lisboa, Norte
Entidade beneficiária:
Manuel da Conceição Graça, Lda
Data de início:
2019-05-23
Data de conclusão:
2022-05-22
Custo total elegível:
1.936.462,42 EUR
Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER:
1.159.183,37 EUR

 

Cofinanciamento


IRIS – Innovative Railway Interior Systems MCG

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