Processos robotizados cost-effective e de alta performance na produção de componentes automóvel

MCG News
Partilhe esta página

Além de Colaboradores especializados e trabalho de engenharia e industrialização de topo, a MCG Automotive aplica constantemente uma forte componente de inovação tecnológica em todos os seus projetos de produção.

Exemplo disso é o investimento recente em processos robotizados cost-effective e de alta performance nas linhas de um projeto de produção de componentes para chassis e suspensões de uma plataforma automóvel de grande volume.

Recorrendo a tecnologias de fabrico em que a MCG é especialista – estampagem, forjagem a frio, soldadura robotizada MAG, maquinação, coating -, foi desenvolvido um ecossistema de manufatura automático de alto desempenho, acompanhado por apurado controlo de qualidade e rastreabilidade para cada unidade produzida:

Processos robotizados cost-effective e de alta performance na produção de componentes automóvel MCG

  1. Este sistema é aplicável à produção de larga escala, com recurso a tecnologia de gravação Data Matrix e a leitores de incoming à entrada de cada estação de trabalho. É gerado um “cartão de identidade” de cada peça produzida.
  2. Entre estações de soldadura e outros elementos da linha de produção existem centros avançados de maquinação que aplicam processos complementares às peças estampadas e soldadas.
  3. Todo o encadeamento de produção apresenta automação total entre estações de soldadura (células de soldadura Panasonic topo de gama), para evitar erros humanos e garantir índices máximos de segurança.
  4. Um apurado controlo de qualidade visa reduzir a quantidade de testes/ ensaios destrutivos a 100%. Funciona em conjunto com um sistema de análise de penetração da soldadura (macrografia).