A MCG é uma das 47 empresas e entidades que constituem o projeto NGS – New Generation Storage, um pacto de inovação que está a desenvolver um revolucionário modelo de produção em massa de componentes, packs e reciclagem de baterias de veículos.
O objetivo passa por criar um conceito de armazenamento de energia na área dos BESS (Battery Energy Storage Systems), soluções essenciais para balancear a procura e a oferta de energia e promover a estabilidade da rede elétrica.
Neste enquadramento tecnológico, a MCG é a empresa responsável pela conceção e prototipagem dos invólucros que irão acolher estes novos sistemas de baterias.
Estruturados em oito Work Packages, os trabalhos relativos incluem o desenvolvimento de diversos subsistemas:
- O armário para o sistema de armazenamento de energia, incluindo o seu controlo térmico (aquecimento e arrefecimento), tarefa que é da responsabilidade da MCG;
- A eletrónica de potência de interface de rede e respetivo controlo local;
- A gestão do armazenamento e a integração no sistema energético.
Em desenvolvimento desde 2022, o projeto tem início este ano com a prototipagem do armário e dos sistemas térmicos, sendo que o demonstrador final entrará em teste operacional na segunda metade de 2025.
O NGS – New Generation Storage é um projeto que se encontra em linha com a estratégia de transição energética da União Europeia até 2040, e com o repto para a eletrificação completa da mobilidade até 2035, com financiamento através do programa Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência.
Mais informações: