De julho de 2019 a novembro de 2022, foram mais de 43 meses de trabalho, 46 reuniões entre todos os membros do consórcio e muitas ideias inovadoras que são agora realidade. Eis que chega agora ao fim o plano de trabalhos do IRIS – Innovative Railway Interior Systems, um projeto de desenvolvimento e investigação em que os objetivos principais foram totalmente alcançados: desenhar, desenvolver e facilitar o futuro fabrico de vários subsistemas de interiores para comboios.
O evento de encerramento do projeto teve lugar recentemente na MCG, contando com a presença de representantes de todas as empresas que compõem o consórcio do projeto – Almadesign, Famopol, Itecons, Wiseware e Cablotec – e de cerca de 50 convidados.
António Coelho, Diretor-Geral MCG Industry+Transportation na MCG, abriu o evento, dando depois a palavra a Rui Marcelino, CEO da Almadesign, que resumiu brevemente os trabalhos desenvolvidos durante a duração do projeto.
Os resultados práticos do IRIS – Innovative Railway Interior Systems foram depois possíveis de ver de perto através de um demonstrador que apresenta em contexto de integração real as tecnologias e produtos desenvolvidos no âmbito do projeto no segmento dos subsistemas e produtos para interiores de comboios:
- Condutas de sistemas AVAC
- Estruturas de bagageiras
- Painéis laterais
- Painéis de tecto
- Pisos com sistema de aquecimento integrado
- Divisórias
- Janelas interativas
Os resultados do projeto assentam nestas sete soluções inovadoras no segmento dos subsistemas de interiores para comboios, que podemos ver no seguinte vídeo num contexto mais dinâmico:
Algumas características das tecnologias e subsistemas de interiores para comboios desenvolvidos no IRIS: