Os negócios estão a ser totalmente revolucionados pela inteligência artificial. Quem nos alerta para essa realidade é René Bohnsack, Associate Professor de Estratégia e Inovação na Católica-Lisbon. O sector da indústria não “escapa” a esta revolução.
“A inteligência artificial tem um potencial incrível para transformar a forma como trabalhamos”, garante René Bohnsack. Mas, da conversa que a Revista M teve com este também especialista em inovação de modelos de negócios, transformação digital e inovação sustentável, há bastante mais a ter em conta pelas empresas que atuam no panorama industrial mundial.
Eis então algumas perspetivas que René Bohnsack considera essenciais no momento de serem adotados processos de Inteligência Artificial na indústria, num conjunto de cinco passos essenciais que podemos encontrar na entrevista completa na edição #10 da Revista M:.
5 passos essenciais na adoção de processos de Inteligência Artificial na indústria
1 | Ampliar a IA de projetos piloto para implementações em larga escala
Muitas empresas começam com pequenos projetos focados em IA para testar o “terreno”. O próximo passo é expandir essas iniciativas por toda a organização. Isso significa pegar em programas piloto bem-sucedidos em áreas como controlo de qualidade ou a manutenção preditiva e implementá-los em todas as partes relevantes do processo de fabrico.
A implementação em larga escala requer uma infraestrutura robusta, dados em boa quantidade, uma estratégia clara para garantir consistência e fiabilidade, e, crucialmente, a aceitação dos colaboradores da empresa.
2 | Investir em talento e formação em IA
À medida que a IA se torna mais presente na indústria, a procura por profissionais qualificados que possam desenvolver, gerir e manter esses sistemas crescerá.
As empresas devem investir em programas de formação para aprimorar as competências dos seus colaboradores atuais e atrair novos talentos com expertise em IA e aprendizagem automática.
Isso pode envolver parcerias com instituições de ensino, a criação de programas de formação internos ou a contratação de especialistas para realização de workshops regulares com a equipa.
3 | Desenvolver a infraestrutura de dados
Os sistemas de IA dependem fortemente de dados, portanto, garantir que os dados sejam recolhidos, armazenados e geridos de forma eficaz é vital.
As empresas têm de investir em sistemas avançados de gestão que possam lidar com grandes volumes de dados e fornecer os insights necessários às aplicações de IA.
Isto inclui desenvolver políticas abrangentes e bem pensadas de gestão de dados, que garantam qualidade, privacidade e segurança dos dados.
4 | Estabelecer uma cultura de inovação e colaboração
Estabelecer uma cultura de inovação e colaboração dentro da organização também é importante.
Incentivar as equipas a experimentarem as ferramentas de IA e a colaborarem entre departamentos pode gerar soluções inovadoras e dar origem a uma estratégia de implementação mais coesa.
5 | Focar em melhoria contínua e interação
A tecnologia de IA está em constante evolução e estar à frente significa compromisso com a aprendizagem e a melhoria contínua.
As empresas devem rever e refinar regularmente as suas estratégias de IA, analisar o feedback das implementações de IA e manter-se atualizadas com os mais recentes avanços em tecnologia de IA. Essa abordagem ajuda a implementar melhorias incrementais e à adaptação a novos desafios e oportunidades emergentes.
Estes cinco tópicos foram criados com base na entrevista com René Bohnsack que está na Revista M #10:
René Bohnsack
René Bohnsack, PhD, é Professor de Estratégia e Inovação na Católica-Lisbon, empreendedor e orador TEDx. René é um especialista na área de inovação de modelos de negócios, transformação digital e inovação sustentável, e publicou a sua pesquisa nas principais revistas internacionais de gestão e inovação (por exemplo: Research Policy, Journal of Business Venturing, Journal of International Business Studies).
Recebeu o Prémio de Melhor Artigo na ONE Division da Academy of Management em 2019, em Empreendedorismo Sustentável em 2016, e o 3º prémio para o melhor artigo de gestão da inovação em 2013.
A pesquisa atual de René foca-se em modelos de negócios baseados em tokens, competitividade em ecossistemas de negócios digitais e no papel das tecnologias digitais para o desenvolvimento sustentável dos modelos de negócios. A partilha das conclusões da sua pesquisa deu forma a uma palestra TEDx em 2019.