Desenvolvido na MCG entre 2018 e 2019, o projeto Comportamentos Seguros teve como objetivo estabelecer a Segurança como prioridade a todos os níveis da empresa, trabalhando o fator mais relevante: as pessoas.
Os resultados positivos começaram a surgir logo no ano seguinte e continuam hoje a fazer-se notar: a Segurança é e continuará a ser sempre a
prioridade máxima da MCG.
Ludgero Feiteira, da LTM Consultoria, foi o coordenador externo deste projeto, num trabalho conjunto com a equipa de Segurança da MCG, e fala-nos agora das “pedras basilares da cultura de Segurança” que já existem na MCG.
Qual o maior desafio com que se deparou no projeto Comportamentos Seguros na MCG?
A MCG é uma grande organização. Com diferentes atividades, líderes e até fábricas. Qualquer sistema, neste caso de Segurança, tem que ter práticas simples e transversais a toda a organização, para funcionar a longo prazo.
Tipicamente isso é mais difícil em grandes empresas, onde a heterogeneidade entre diferentes áreas é maior.
Sente que hoje existe uma verdadeira cultura de Segurança na MCG?
Há evidências claras que a cultura de Segurança está a fazer o seu caminho. O tema continua internamente vivo e a cultura de Segurança está a instalar-se, não depende de consultores externos.
Posso dar um exemplo que mostra isso mesmo: sei que neste momento a MCG disponibiliza a todos os Colaboradores uma plataforma de formação online robusta, com vários cursos de Segurança, incluindo a própria formação “Comportamentos Seguros”.
Qualquer Colaborador tem acesso a esta ferramenta e a maioria já a utiliza. Quantas empresas a nível nacional e mesmo multinacional terão acesso a
este tipo de recursos? Poucas. Tudo isto reflete compromisso organizacional com uma cultura de Segurança.
Qual é aqui a importância dos Colaboradores da MCG?
Sempre senti um ambiente muito familiar e próximo na MCG. As pessoas conhecem-se verdadeiramente. Por isso, o foco na Segurança não é uma moda ou um slogan. É mesmo uma preocupação da empresa com as suas pessoas.
Muitos Colaboradores estão lá desde sempre, cresceram e ajudaram a empresa a crescer. As pessoas percebem a mensagem e concordam com ela.
Que outro fator-chave faz a diferença?
A MCG tem o topo da organização absolutamente focado na Segurança. No primeiro dia do projeto tirei uma fotografia a uma parte de um cartaz sobre Segurança que diz “A Segurança dos nossos Colaboradores é mais importante que o cliente, o custo e o acionista”.
Depois, ao longo do projeto, assisti de uma forma comprovada a decisões coerentes com esta frase. Este é o fator chave. O foco na Segurança não é uma moda ou um slogan. É mesmo uma preocupação da empresa com as suas pessoas.
MCG Segurança Primeiro: criar uma verdadeira cultura de Segurança
É esta a constação de Ludgero Feiteira, parceiro da MCG no projeto Comportamentos Seguros, que nos fala da forte evolução da empresa nos anos recentes no que diz respeito a Segurança: