A MCG continua a investir na automação e otimização dos seus processos de produção nas fábricas MCG Automotive, elevando padrões de qualidade e eficiência.
Um dos melhores exemplos dessa evolução é o projeto de produção de um braço de suspensão de elevada complexidade técnica, desenvolvido para a ZF Friedrichshafen – Chassis Division e destinado a veículos da BMW.
Com um volume anual de produção que atinge 1,4 milhões de unidades – o nível mais elevado até à data – este projeto afirma-se como uma das operações de referência da MCG Automotive.
Integra de forma fluida um fluxo produtivo completo que inclui estampagem em prensa de 3.300 toneladas, maquinação de precisão, soldadura MAG robotizada, embalagem em dirty circuit (antes do tratamento de superfície), tratamento KTL, embalagem após o revestimento e logística coordenada até à entrega final.
Para alcançar este patamar, a empresa reforçou significativamente a automação dos processos e investiu em novos equipamentos produtivos, incluindo várias células de soldadura robotizada e sistemas de maquinação de alto desempenho.
Automação e produtividade
Além do conjunto de células de soldadura robotizadas, a introdução de novos sistemas de transferência automática entre estações permitiu otimizar o fluxo produtivo, reduzir a intervenção humana e garantir maior estabilidade e produtividade no fabrico.
Adicionalmente, a MCG implementou um sistema avançado de monitorização e gestão de paragens, com desenvolvimento próprio de software, hardware HMI e sensores, permitindo uma identificação mais rápida dos tipos de falha, maximizando a eficiência na resolução de problemas e na melhoria contínua da produtividade.

Há ainda outros avanços importantes ao nível de intervenções em equipamentos. Com a ajuda de várias aplicações, os técnicos podem aceder rapidamente a checklists e às tarefas a executar através de códigos QR, garantindo uma maior sistematização das intervenções.
Garantia de qualidade
Para reforçar a flexibilidade e a capacidade de resposta, a MCG investiu num Laboratório de Qualidade Dimensional avançado, com uma nova sala de medição 3D e equipamento de tecnologia laser, dedicado a este projeto.
Este novo laboratório permite melhorar significativamente a capacidade de reação a desvios, minimizando a geração de produto não conforme e as perdas de produtividade associadas.
Com parte do investimento apoiado pelo PRR através do projeto Hi-rEV, esta iniciativa consolida a MCG Automotive como referência no fabrico de braços de suspensão para automóveis.
