A MCG é uma das 20 empresas representativas dos diferentes subsectores da indústria automóvel nacional que compõe o novo Roteiro de Descarbonização do Sector Automóvel Nacional, um projeto liderado pela Mobinov e apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.
Com apresentação oficial agendada para Dezembro e trabalhos a iniciarem no início de 2024, esta iniciativa pretende reforçar o compromisso do sector automóvel com a inovação e a sustentabilidade.
O projeto tem como objetivo estabelecer metas ambiciosas de redução de emissões de carbono e, simultaneamente, impulsionar a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor. Para tal irá ser feita uma caracterização do status quo das emissões de carbono de cada empresa envolvida no projeto, a partir da qual serão depois definidas sugestões para ajudar todo o sector a reduzir a sua pegada carbónica.
Com o aquecimento global e as alterações climáticas a assumirem uma urgência cada vez maior, a indústria automóvel enfrenta desafios significativos.
A transição para uma economia de baixo carbono é essencial para mitigar os riscos e garantir a sustentabilidade do sector no longo prazo.
A busca pela eficiência energética, a adoção de tecnologias limpas, a aposta em sistemas de produção de energias renováveis e a promoção da economia circular serão fundamentais neste desafio, pelo que o Roteiro de Descarbonização do Sector Automóvel Nacional poderá dar origem a um mapeamento que dirige o sector na transição para um futuro mais sustentável e com menos impacte ambiental das operações.