Com determinação, resiliência e vontade constante de crescer, há dois anos e meio que Washington Jericó tem vindo a traçar o seu percurso na MCG, trabalhando na unidade de Ponte de Sor desde o seu início. É Supervisor de Produção na MCG Transportation em Ponte de Sor.
Washington conta-nos qual foi o caminho que percorreu, marcado por desafios, aprendizagens e um forte espírito de equipa. E sente-se verdadeiramente realizado por supervisionar uma equipa que abraça a inovação e contribui todos os dias para o sucesso da empresa.
Assumir novos desafios
“Tudo era novo. Uma nova fábrica, uma nova equipa, novos processos, novos projetos, e por aí fora.
Tivemos de lidar com tudo isso estando, ao mesmo tempo, fisicamente afastados da estrutura principal da MCG. Claro que estamos no mesmo país, mas ainda assim a uma hora e meia de distância. Por isso, sempre que precisamos de algo, nem sempre é imediato. Isso, por si só, tem sido um processo de aprendizagem e, sem dúvida, o maior desafio da minha carreira até agora.”
Aprender para evoluir
“Sinto que a MCG é um poço de oportunidades. Basta querer aproveitá-las.
A empresa disponibiliza informação, e podemos aprender diretamente com os nossos líderes ou com colegas mais experientes. No nosso caso, muitos deles estão no Carregado e foram eles que nos ensinaram grande parte do que sabemos hoje.
E, se quisermos ir mais além, também existem formas de nos especializarmos.”
MCG em Ponte de Sor
“A importância da MCG Transportation em Ponte de Sor está diretamente ligada ao aumento do volume de produtos que conseguimos entregar ao mercado. Atualmente, representamos cerca de 50% da faturação da Metal 5. Se não estivéssemos aqui, esses projetos não seriam realizados, e não conseguiríamos dar resposta a esses volumes.
Por isso, a MCG Ponte de Sor é como uma espécie de incubadora para a MCG como um todo. Aqui, surgem novos projetos e temos uma equipa multifuncional que é muito recetiva à inovação. Por exemplo, já tivemos um projeto que envolvia um elevador que se movia na vertical e na horizontal, algo que nunca tínhamos visto antes.
Em breve, está previsto que comecemos a produzir não só pavimentos para comboios e autocarros, mas também tetos para comboios. É algo totalmente novo, e a nossa equipa está muito recetiva e preparada para esse desafio.”

Cultivar boas relações
“Tento, na medida do possível, promover uma cultura de partilha dentro da equipa. Incentivo todos a perceberem a dependência entre as diferentes áreas, por exemplo, o que a área de colagem fornece à área de limpeza, o que pode ser feito para entregar um painel com mais qualidade, e por aí fora.
Esta mentalidade está a ser reforçada constantemente, para que todos compreendam que o nosso sucesso, seja na MCG Ponte de Sor ou na MCG Carregado, depende do trabalho em equipa. E esse cenário aplica-se igualmente ao Carregado.
Até hoje, sempre que precisei de apoio, seja para mim ou para a minha equipa, recebi sempre uma resposta positiva e disponível por parte da MCG Carregado.”
Segurança Primeiro
“Notei que não é comum ver uma empresa colocar a segurança em primeiro lugar da forma como a MCG o faz. No entanto, enquanto pessoa, acredito que isso deveria ser o requisito mínimo para qualquer empresa que queira ser competitiva a nível mundial.
A MCG deve continuar a valorizar a sua forte cultura de segurança e servir de exemplo para as restantes. Aliás, todas as empresas deveriam ser obrigadas a fazer o mesmo.”

Mensagem para as novas gerações?
“Dedica-te ao máximo, veste a camisola e dá o teu melhor todos os dias. As oportunidades vão surgir, pode demorar, mas elas acabam por aparecer.
Tem sempre em mente onde queres chegar e o que queres alcançar na tua carreira. Traça um caminho para lá chegar e trabalha para isso. Pede ajuda a quem está ao teu lado, seja à tua equipa ou aos teus líderes diretos, e depois segue focado nesse objetivo.”
Vê aqui todas as outras MCG Stories e fica a saber um pouco mais sobre o dia a dia na MCG.