A MCG tem a seu cargo várias tarefas determinantes do projeto de I&D Ferrovia 4.0, com as equipas de desenvolvimento da unidade de negócio MCG Transportation a contribuirem fortemente para o avanço dos trabalhos.
O projeto assenta na mobilização nacional de várias entidades e empresas que vai permitir dar resposta aos desafios tecnológicos e de mercado do sector ferrovário atual e de futuro.
O grupo de trabalho do consórcio já definiu o perfil de comboio suburbano como o “alvo” deste desenvolvimento. Especificações técnicas têm sido detalhadas para cada subsistema, com a MCG a intervir na conceção do pavimento e da divisória do referido veículo.
Também já está conceptualizado o ambiente para o interior da carruagem, que tem como missão demonstrar a capacidade portuguesa nos campos do design e produção de sistemas interiores ferroviários, privilegiando aspetos com a funcionalidade, a interatividade e o conforto – a “experiência sentida pelo passageiro”, no fundo.
Serão utilizados materiais sustentáveis (recicláveis e reutilizáveis), com incorporação de componentes inteligentes e uma gestão energética otimizada.
A ‘especialidade’ da MCG
A tecnologia de aquecimento por irradiação a utilizar nos pisos desenvolvidos é um dos pontos em que a MCG mais intervém, sendo o principal objetivo baixar o risco de falha crítica no sistema e melhorar o rácio entre área útil e área aquecida.
Neste segmento, a MCG tem em plena fase de prototipagem a Magic Box, um sistema de gestão inovador que permitirá efetuar o controlo energético do aquecimento.
Será possível reduzir consumos e monitorizar parâmetros sem qualquer instrumentação de campo. Mais do que isso, a Magic Box vai possibilitar um controlo em tempo real de todo o sistema de aquecimento, potenciando os níveis de conforto.
Este sistema e as suas funcionalidades representam um enorme salto qualitativo face ao sistema habitualmente aplicado no atual mercado Transportation.
O consórcio do projeto Ferrovia 4.0 é liderado pela EFACEC Engenharia e fica completo com a CG e com todas as empresas que compõem o cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa.
1 | SISTEMA DE PISO AQUECIDO COM MAGIC BOX
2 | MAGIC BOX – SISTEMA INTELIGENTE DE GESTÃO PARA AQUECIMENTO E CONSUMOS ENERGÉTICOS
3 | BANCOS CONCEPT MINIMAL – INTERATIVOS E SUSTENTÁVEIS
4 | DIVISÓRIA CONCEPT MINIMAL – SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL