A Almadesign é uma empresa de referência internacional na área do design de produto e uma das parceiras assíduas em projetos de I&D de que a MCG faz parte. José Rui Marcelino, CEO da Almadesign, destaca o modo como as áreas de design e engenharia se relacionam de forma fluida e eficiente neste trabalho de equipa.
Como é a dinâmica entre as equipas MCG e Almadesign nos projetos em que trabalham juntas?
A relação entre os Colaboradores de ambas a empresas é bastante dinâmica e próxima, até porque já temos um histórico de colaboração em muitos projetos. E as duas áreas – design e engenharia – colaboram de forma fluida e eficiente.
Nestes projetos é necessária uma combinação de diferentes competências, e as nossas equipas têm mostrado que se sabem complementar perfeitamente.
Quais as principais competências que reconhecem nas equipas de I&D da MCG?
A Almadesign tem vindo a colaborar com a equipa da MCG desde 2015. Temos vindo a desenvolver uma relação de confiança mútua e consideramos que as equipas da MCG e a sua liderança são fundamentais na dinamização nos projetos de I&D em que temos participado em conjunto.
Em projetos de colaboração é fundamental ter alguém “a puxar a carroça” e a equipa da MCG tem tido um papel decisivo nos diversos projetos em que colaboramos em áreas como a ferrovia e a aeronáutica.
Quais os principais contributos dos projetos de I&D para a atividade de empresas como a MCG e a Almadesign?
A participação em projetos de sectores diferentes como o rodoviário, ferroviário ou aeronáutico resulta no que gostamos de chamar “polinização cruzada”, em que o conhecimento adquirido em diferentes materiais, processos e tecnologias é transferido entre os sectores.
Os projetos de I&D, além de permitirem a colaboração entre as empresas, promovem também uma efetiva transferência tecnológica, permitindo abrir portas em novos mercados com produtos e serviços inovadores.
Que projetos destaca entre aqueles em que as empresas colaboraram?
Podemos referir o projeto de I&D Modseat como um exemplo de sucesso, em que se desenvolveu um banco ferroviário com características inovadoras. Este projeto foi apresentado na maior Feira do sector, a InnoTrans 2018 com excelentes resultados.
O projeto de renovação dos comboios Alfa Pendular para a EMEF e CP é também um projeto que muito nos orgulha, com uma clara melhoria do serviço e do conforto para os milhares de passageiros que usam este meio de transporte todos os dias.
Atualmente está em curso o projeto IRIS, também na área ferroviária, que propõe soluções inovadoras para o interior de carruagens suburbanas.