O Projeto IRIS – Innovative Railway Interior Systems continua a sua evolução na MCG, o que significa que o demonstrador que replica o interior de uma carruagem de comboio está quase pronto e em fase de validação experimental. Após a conclusão da montagem do carbody (estrutura em alumínio exterior) e da prototipagem da divisória, foram instaladas as condutas AVAC.
O piso aquecido é também um subsistema made in MCG, em sintonia com um novo sistema de isolamento aquecido cujo funcionamento foi comprovado em testes laboratoriais.
Este elemento será instalado no demonstrador juntamente com o piso radiante Commute e outros dois filmes de aquecimento nas paredes laterais.
O Projeto IRIS está a revelar-se de extremo valor para as equipas de engenharia MCG Transportation, que têm aqui uma forma efetiva de adquirirem novas competências e desenvolverem processos e produtos com potencial para integrarem a oferta desta área de negócio da MCG.
Divisória
Composta por um núcleo tipo honeycomb e peles de alumínio, está a ser projetada/testada no atual processo de colagem/vácuo da MCG Transportation. Incluirá um display transparente de 32” que atuará como mostrador de conteúdos.
Isolamento aquecido
Modular e pensado num conceito de montagem plug and play, o equipamento de aquecimento está localizado por detrás do painel de rodapé, com temperatura controlada pelo utilizador através de sensores integrados.
Sistema AVAC
As condutas de AVAC foram já submetidas a testes de resistência ao fogo, com sucesso, e também a testes acústicos, tendo em vista a validação dos materiais selecionados tanto na sua estrutura como nos suportes de apoio.
Visita do consórcio à MCG
Imagens da visita à MCG das empresas que compõem o consórcio de desenvolvimento do projeto IRIS, em Novembro de 2021: