O STAMP‑IT (Sustainable Technology for the Advanced Manufacturing of Panels for the Interior of Trains) é um projeto da MCG, desenvolvido em copromoção com o Instituto Superior Técnico, focado no estudo, desenvolvimento e validação de uma solução inovadora para painéis laterais em alumínio aplicados a interiores ferroviários.
Para alcançar estes objetivos, o projeto recorre a tecnologias avançadas como estampagem a morno e fabrico aditivo por arco elétrico (WAAM), promovendo processos mais eficientes, flexíveis e sustentáveis na produção de componentes para veículos ferroviários.
O projeto tem a duração de três anos, está a ser desenvolvido no MCG Evolab e reforça o compromisso da unidade MCG Transportation com a inovação, contribuindo para um sector ferroviário mais competitivo e ambientalmente responsável.
4 pontos importantes no projeto STAMP-IT:
1. Painéis interiores em alumínio para veículos ferroviários ligeiros e convencionais
Os painéis interiores de veículos ferroviários podem ser fabricados com diversos materiais, dependendo das preferências de cada projeto.
No entanto, a crescente necessidade de reduzir peso e garantir elevados níveis de reciclabilidade está a impulsionar a substituição de compósitos em fibra e resina (GRP) por alumínio.
Além da vantagem ambiental, o alumínio oferece maior resistência e mantém competitividade em termos de custos, assegurando padrões elevados de qualidade.
2. Estampagem de chapas de alumínio a morno
A estampagem a morno permite aumentar os limites de conformabilidade das chapas de alumínio em até 20% face à estampagem a frio convencional.
Esta melhoria possibilita a produção de geometrias mais arrojadas e complexas nos painéis de parede, abrindo novas oportunidades para designs de interiores ferroviários mais modernos e diferenciadores.
3. Fabrico do painel numa única peça
Atualmente, os painéis laterais de alumínio são produzidos através de múltiplas operações – extrusão de perfis, dobragem de chapa e soldadura.
O STAMP‑IT propõe fabricar estes painéis numa única peça, através de estampagem a morno, eliminando operações adicionais de montagem e soldadura.
Esta abordagem simplificada permite reduzir o custo de fabrico em cerca de 30% e aumenta a eficiência global do processo.
4. Fabrico aditivo por arco elétrico (WAAM) de ferramentas
A estampagem a morno exige ferramentas complexas, como punções e matrizes, que operam entre 200 e 300°C.
Os métodos tradicionais de fabrico (fundição e maquinagem) limitam a integração de sensores, canais de refrigeração ou elementos de aquecimento.
A tecnologia WAAM permite incorporar cavidades e canais internos diretamente na ferramenta, garantindo melhor controlo térmico, maior eficiência e maior flexibilidade no desenvolvimento de novas soluções.
Mais info:
» www.mcg.pt/stampit
» Projeto STAM-IT no MCG Evolab
Projeto co-financiado por:
