A evolução da indústria automóvel nas últimas décadas está refletida no percurso da MCG. Eis os automóveis que marcaram a evolução da atividade de produção da empresa.
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Ao longo destes 75 anos, a MCG acompanhou a forte transformação do sector automóvel, produzindo componentes para inúmeros veículos, de várias marcas internacionais. E até nacionais, na verdade!
Entre todos os modelos com peças saídas das fábricas da MCG, há alguns automóveis que marcaram momentos decisivos na história da empresa, seja pelo importante papel que esses projetos tiveram no seu crescimento, seja pelo reforço da relação com grandes fabricantes da indústria.
A galeria abaixo percorre sete décadas de história da MCG, destacando alguns dos automóveis para os quais a empresa fabricou componentes e que representam marcos fundamentais neste percurso.
De veículos icónicos que marcaram gerações a modelos que impulsionaram o crescimento industrial da empresa, esta é uma viagem pela evolução da MCG através do mundo automóvel.
Carrinhas Scania / Ebro
Final década 1970 – Início década 1980
A produção de cabines para estes veículos marcou a transição do trabalho manual para as prensas de estampagem em Portugal.
Jipe UMM
Final década 1980 – Início década 1990
Um veículo todo-o-terreno 100% português e para o qual a MCG quase todos os componentes da carroçaria. Ainda hoje existem jipes UMM em circulação em Portugal.
Ford P100
1990 - 1993
Os componentes produzidos para a carrinha Ford P100 tinham como destino a unidade de produção da Ford em Azambuja, em Portugal. Um projeto que foi determinante na evolução do sistema de qualidade na MCG.
Opel Combo / Opel Corsa
Final década 1900 – Início década 2000
Estes projetos constituíram o início do fornecimento MCG para plataformas de grande série. Os componentes produzidos para estes automóveis motivaram a aquisição da primeira prensa Transfer da MCG.
Opel Combo / Opel Corsa
Final década 1900 – Início década 2000
Estes projetos constituíram o início do fornecimento MCG para plataformas de grande série. Os componentes produzidos para estes automóveis motivaram a aquisição da primeira prensa Transfer da MCG.
Volkswagen Sharan / Seat Alhambra / Ford Galaxy
1995 – 2010 – 2021
Projetos de produção que têm em comum o facto dos componentes terem como destino a fábrica Volkswagen Autoeuropa, a unidade de produção do grupo alemão em Portugal.
Volkswagen Sharan / Seat Alhambra / Ford Galaxy
1995 – 2010 – 2021
Projetos de produção que têm em comum o facto dos componentes terem como destino a fábrica Volkswagen Autoeuropa, a unidade de produção do grupo alemão em Portugal.
Volkswagen Sharan / Seat Alhambra / Ford Galaxy
1995 – 2010 – 2021
Projetos de produção que têm em comum o facto dos componentes terem como destino a fábrica Volkswagen Autoeuropa, a unidade de produção do grupo alemão em Portugal.
Cadillac Escalade
2005 - 2010
Os conjuntos produzidos para este automóvel tinham uma exigência técnica muito acima do que a MCG vinha produzindo até então, sobretudo ao nível dos processos de soldadura.
Renault Mégane / Nissan Quasquai
2012 – Atualidade
A produção dos componentes metálicos para os assentos destes automóveis motivou a aquisição da prensa de estampagem de 3.300 toneladas da MCG, bem como a construção de uma nova fábrica.
Renault Mégane / Nissan Quasquai
2012 – Atualidade
A produção dos componentes metálicos para os assentos destes automóveis motivou a aquisição da prensa de estampagem de 3.300 toneladas da MCG, bem como a construção de uma nova fábrica.
Peugeot Partner / Citroen Berlingo
2023 – Atualidade
Os processos de soldadura robotizada são determinantes na produção dos componentes fornecidos para estas grandes plataformas automóvel do grupo Stellantis.
BMW Série 1 / Mini
2021 – Atualidade
A produção de um braço de suspensão para estes automóveis implicou um investimento em soldadura robotizada e engenharia que ainda hoje decorre na MCG.
BMW Série 1 / Mini
2021 – Atualidade
A produção de um braço de suspensão para estes automóveis implicou um investimento em soldadura robotizada e engenharia que ainda hoje decorre na MCG.