Com curiosidade, dedicação e uma paixão pela melhoria contínua, Henrique Anselmo tem vindo a construir a sua trajetória profissional na MCG ao longo dos últimos três anos.
Começou como técnico de metrologia no Laboratório de Qualidade MCG Automotive, mas estudar e fazer mais formação levou a que integre hoje a equipa de engenharia de processo de soldadura. O percurso do Henrique reflete um crescimento impulsionado pela aprendizagem e pela inovação.
Aprender para progredir
Há dois anos, a MCG propôs-me tirar o curso de engenharia de soldadura e, nessa altura, também mudei de funções. Acho que foi uma mais-valia, foi uma aposta boa, porque me deu muitas ferramentas essenciais para o meu trabalho e competências técnicas que me ajudam a resolver problemas e implementar melhorias.
Assumir novos desafios
O maior desafio que já assumi na MCG foi o projeto no qual estou a trabalhar neste momento e também a estudar, porque isso requer uma boa gestão do meu tempo e também uma responsabilidade acrescida.

Excelência nos projetos
Eu acho que o meu trabalho em linhas de soldadura robotizada, na MCG, tem um elevado impacto, pois a implementação de melhorias e a resolução de problemas contribuem bastante, no fundo, para a garantia de uma maior qualidade do produto e também para uma maior satisfação do cliente.
Estar responsável pela gestão de sistemas de robotização de soldadura, especialmente em linha de produção, é uma responsabilidade bastante grande. Requer uma coordenação bastante boa de todas as pessoas.
Todas as nossas ações têm de ser bem calculadas, de forma a ocupar o menor tempo possível, e também requerem um nível de conhecimento elevado para conseguirmos realizar estas ações da melhor forma.
Melhorar o que fazemos
Todos os dias aparecem problemas novos que requerem sempre soluções novas e diferentes.
E temos sempre de nos desafiar um pouco para conseguir ultrapassá-los e assim conseguimos também obter mais conhecimento sobre o processo, que muitas vezes leva a maneiras diferentes de pensar e assim conseguimos melhorar o processo, um bocadinho todos os dias.
Tecnologia e IA na MCG
Na minha opinião, acho que o aparecimento de tecnologias é bom. Sobretudo, as empresas precisam de se desenvolver a nível tecnológico para poderem ser competitivas no mercado.
Contudo, a IA está sim a ameaçar alguns postos de trabalho em que estas gerações mais novas não têm interesse e que envolvam trabalhos muito repetitivos e que possam ser substituídos por tecnologias.
Projetos desafiantes
Todos os dias aprendo algo novo, sou exposto a novos problemas de diversas áreas que estão dentro da nossa responsabilidade, da equipa. Por isso acho que todos os dias estou a aprender continuamente, isto desde que entrei para a MCG.

Segurança Primeiro
Acho que o esforço que a MCG faz para que todas as pessoas trabalhem em segurança é notável. É algo que não se vê em muitas empresas, e quando trabalhamos na indústria, de um modo geral, estamos sempre expostos a diversos riscos, o que também pode causar algum desconforto nas pessoas. E eu vejo, em geral, que esse desconforto não existe nesta empresa.
Cultivar boas relações
Na MCG cultivam-se boas relações, isto porque como trabalhamos todos os dias juntos, temos que nos conhecer bem. Até para coordenar o nosso trabalho temos de nos conhecer bem, para interagir uns com os outros de forma a conseguirmos realizar o trabalho e cumprir com os objetivos.
A MCG e o futuro
Prevejo que a MCG tenha um futuro promissor porque é uma empresa que ao longos dos anos tem apostado bastante em diversas áreas do mercado, tecnologia, e na formação/desenvolvimento dos seus colaboradores.
E para mim esses são pilares essenciais para uma empresa ser competitiva e ter sucesso no mercado hoje em dia.

Novas gerações
Desde que cheguei à MCG, noto que a empresa tem vindo a apostar cada vez mais em gerações mais novas, entrando novos colaboradores da minha faixa etária.
O conselho que eu deixo para estes colaboradores, e para aqueles que vão entrar no futuro, é que procurem sempre o seu espaço dentro da MCG, porque certamente o terão, tal como eu tive.
Deixo também o conselho de aproveitarem o conhecimento que há dentro da MCG para se desenvolverem enquanto profissionais e também irem em busca de novo conhecimento para complementar aquele que já existe aqui na MCG.
Vê aqui todas as outras MCG Stories e fica a saber um pouco mais sobre o dia a dia na MCG.