José Tiago: ‘Na MCG há oportunidades para as pessoas progredirem.’

MCG Stories

José Tiago, Supervisor de Soldadura nas unidades de produção MCG Automotive, mostra-nos um pouco do que faz todos os dias e fala de como vê a MCG em termos de segurança, aprendizagem, melhoria contínua e futuro.

#MCGStories

Clique/toque no botão acima para ver o vídeo.

Partilhe esta página

José Tiago trabalha na MCG há mais de 6 e é supervisor da área de soldadura por pontos nas unidades de produção MCG Automotive.

O que mais o motiva no trabalho na MCG é “diversidade de tarefas que desempenha ao longo do dia”, algo que também faz com que procure “mais conhecimento para conseguir desempenhar melhor a sua função”.  

Aqui ficam alguns dos tópicos que destacamos na conversa que tivemos recentemente com José Tiago:

Continuar a aprendizagem

“Há sempre muita coisa ainda para aprender, até porque a área é muito grande.

Temos soldadura por pontos, que já está bem consolidada, mas temos também uma nova linha de soldadura para um novo cliente que veio trazer novos desafios de aprendizagem, quer seja para os operadores, quer seja também para mim.

E isto também dentro da filosofia que temos de melhoria contínua, procuramos todos os dias aprender mais qualquer coisa, pois faz sempre falta continuarmos a nossa formação.”

José Tiago: 'Na MCG há oportunidades para as pessoas progredirem.' MCG

Melhorar o que fazemos

“O que nos é dado a observar até pela nova linha de soldadura com automatização que está em evolução neste momento é que a tecnologia veio ajudar-nos muito a melhorar.

E principalmente em relação às tarefas mais repetitivas, que não são tão motivadoras para os operadores.

Tentamos levar as pessoas para um caminho mais técnico em que têm de aprender a operar com os robots.

Fazer não tanto aquele trabalho que pode ser substituído pelo robot, mas sim o trabalho de controlar, gerir e fazer pequenas correções, neste caso ao trabalho dos robots e aos jigues [de soldadura].”

José Tiago: 'Na MCG há oportunidades para as pessoas progredirem.' MCG

Trabalhar em segurança

“São-nos dadas todas as condições para trabalharmos em segurança, mas isto faz com que tenhamos de ser mais críticos em relação ao que fazemos.

Nós próprios temos de tentar também ver se o que estamos a fazer, se as tarefas que estamos a desempenhar, se estamos a desempenhá-las da forma mais segura.

Se assim não for, temos sempre oportunidade de fazer uma avaliação de risco com as chefias e com a equipa de segurança.

E acho que este é um dos pontos que tem funcionado bem, e isto tanto nessa parte da avaliação de risco como nos próprios EPIs que nos são entregues para desempenharmos o nosso trabalho.

É muito positivo a importância que a MCG atribui a tudo o que é segurança.”

José Tiago: 'Na MCG há oportunidades para as pessoas progredirem.' MCG

Evoluir para progredir

“São concedidas oportunidades às pessoas para progredirem dentro da própria MCG.

Acho que uma pessoa não tem de andar à procura de outro trabalho, de tentar ir para outra empresa, para se desenvolver profissionalmente.

O aspeto da segurança também é muito importante.

Nem todas as empresas atribuem esta importância à segurança, por vezes privilegiam mais o aspeto da produtividade deixando a segurança para trás…”

José Tiago: 'Na MCG há oportunidades para as pessoas progredirem.' MCG

Preparar o futuro

“Pela diversificação que tem havido na MCG, por exemplo na Metal5 [MCG Transportation], com o tipo de trabalho que lá é feito, ou pela nova linha de soldadura na Metal1 [MCG Automotive], penso que estarmos a diversificar cada vez mais ao nível do negócio também nos prepara para um futuro melhor.”

José Tiago: 'Na MCG há oportunidades para as pessoas progredirem.' MCG