A atividade comercial e de negócio da MCG transportation tem mostrado que os autocarros elétricos constituem um mercado muito interessante para a MCG. O que motiva o crescimento deste segmento?
O crescimento do potencial de negócio nos autocarros urbanos elétricos está completamente alinhado com as tendências da mobilidade verde e da sustentabilidade que têm vindo a ser dinamizadas na Europa e em torno do Pacto Ecológico Europeu que foi assinado pela maioria dos governos.
Sendo o transporte urbano maioritariamente gerido por empresas públicas ou com participação pública, o investimento na modernização das frotas de autocarros tem sido bastante elevado nos últimos anos, com um objetivo claro de cumprir com as metas estabelecidas no Pacto.
De acordo com estudos de mercado recentes, este segmento de mercado espera triplicar o número de autocarros elétricos em circulação entre 2021 e 2028 – o que significa um aumento de oportunidades para a MCG tanto nos clientes atuais como em novos clientes.
Se aos autocarros elétricos associarmos a nova tendência dos autocarros movidos a hidrogénio, este número é ainda mais interessante e coloca à nossa disposição um potencial de negócio enorme.
Como está a MCG a abordar este mercado em concreto?
A MCG transportation está já a trabalhar para o segmento de mercado dos autocarros elétricos em três clientes europeus, com um projeto em velocidade de cruzeiro e outros dois novos projetos em fase de desenvolvimento e industrialização.
A estratégia adotada tem sido a apresentação de soluções inovadoras e que resolvam as lacunas dos materiais tradicionais, ao mesmo tempo que desafiamos os clientes a tentarem fazer algo de novo.
Historicamente, os fabricantes de autocarros utilizam o contraplacado de madeira como material para os pisos dos autocarros – este não necessita de tecnologias de ponta para ser trabalhado, está disponível com facilidade e é relativamente barato na compra. No entanto, apresenta uma fraca durabilidade já que é pesado, absorve água, é pouco resistente ao desgaste e à fadiga da utilização continuada).
Com a tendência da mobilidade verde e da descarbonização dos transportes, o baixo peso e a durabilidade são fatores-chave para o sucesso. E é aí que a MCG pode entrar com soluções inovadoras.
O feedback que temos tido tem sido positivo e novas oportunidades estão já em aberto, o que confirma a estratégia adotada.
Como tem sido a evolução recente do business development da MCG transportation em geral?
Desde o início das atividades da MCG transportation que nos temos pautado por apresentar soluções inovadoras e por cumprir escrupulosamente os compromissos. Estes dois fatores têm sido repetidamente reconhecidos pelos nossos clientes como um fator crítico de sucesso, tal como o facto de termos experiência noutros mercados (MCG automotive e MCG industry).
Apesar de tudo, o negócio em si é conservador e, salvo raríssimas exceções, lento na tomada de decisões. A MCG transportation tem focado a sua atividade no desenvolvimento e produção de pisos para autocarros e para comboios deixando sempre firme nota de que temos como objetivo ser um fornecedor de interiores de veículos: pisos, tetos, revestimentos de paredes, etc. E de que temos a capacidade, o conhecimento e a tecnologia para lá chegar.
Em que medida este trabalho tem sido um desafio?
O facto de estarmos a desenvolver e ajudar a crescer uma nova unidade de negócios, num mercado que era totalmente desconhecido para a MCG há cinco anos atrás, tendo sido um desafio inspirador.
Quando entramos num autocarro ou num comboio, olhamos para os bancos, para as paredes, para as janelas… nunca para o piso. Certo é que este componente é um dos mais importantes para garantir o conforto e segurança dos passageiros – protege das vibrações do veículo, mantém a temperatura no interior do habitáculo, reduz o ruído dos motores e da deslocação do veículo, suporta o peso dos passageiros e dos respetivos bancos e… tem que estar preparado para durar 30 anos!
Tem sido uma aprendizagem constante em características de materiais, em processos especiais como a colagem estrutural, em vertentes da engenharia como a acústica ou a transmissão de calor, etc.
Sendo a MCG transportation a mais recente unidade de negócio no universo da MCG, a vontade de fazer mais é grande e a capacidade de resiliência e de auto motivação tem sido um fator primordial para ultrapassar a inércia da tomada de decisão dos clientes relativamente a novos projetos.
Mas temos uma equipa motivada para ultrapassar desafios e para fazer coisas novas e diferentes, em melhorar continuadamente e em fazer crescer esta unidade de negócio.
Solicite o contacto da equipa MCG Sales Engineering
Pedro Brilha
MCG Transportation Commercial Director