Problema/motivação do projeto:
O objetivo geral deste quadro é incentivar uma cultura de melhoria nas indústrias, auxiliando o processo de tomada de decisão, apoiando o desenvolvimento de estratégias de melhoria e ajudando a definir as prioridades para melhorar o desempenho ambiental e económico da empresa.
A solução a alcançar:
O desenvolvimento e validação deste projeto são alcançados através da aplicação em quatro ambientes industriais reais (o MCG é um deles) numa variedade de setores de atividade.
Entidades envolvidas:
Durante um período de quatro anos, o projeto liderado pelo ISQ forneceu resultados exploráveis agrupados em resultados tecnológicos (incluindo produtos, processos e serviços eco inovadores adaptados aos utilizadores finais industriais) e soluções estruturadas (envolvendo soluções técnicas, económicas, legislativas e políticas combinados sinergicamente).
Os resultados alcançados nos parceiros industriais baseiam-se nestes quatro pilares:
- Sistema de Gestão LEAN e apresentação das respetivas ferramentas LEAN desenvolvidas pelo Lean Institute Poland (LEIP).
- Ecoeficiência: sistemas de gestão ambiental e de energia (INEGI).
- Plataforma IoT e Sensores Inteligentes: aplicações e demonstrações em ambiente de uso real (MicroProcessador, LINK).
- Simbiose Industrial: estudos de caso, impacto nos negócios e conjuntos de ferramentas a utilizar (Universidade de Cambridge).
Site oficial:
O Projeto MAESTRI na MCG:
MCG consolida resultados do projeto europeu MAESTRI
Projeto MAESTRI na MCG: flexibilidade, otimização de recursos e redução de desperdícios
O Projeto Maestri e o Lean Manufacturing na MCG: menos desperdício e mais produtividade