MCG Stories: ‘A MCG dá oportunidade às pessoas de mostrarem o que valem.’

MCG Stories

Tiago Granada, serralheiro de moldes, cunhos e cortantes nas equipas de montagem MCG Automotive, fala-nos do seu percurso na empresa: desafios, aprendizagem, tentar fazer um trabalho melhor todos os dias…

#MCGStories

Clique/toque no botão acima para ver o vídeo.

Partilhe esta página

Na MCG há dez anos, Tiago vê todos os dias como um desafio, algo que o faz estar “sempre a evoluir e a aprender”, e destaca o facto de poder contribuir para o sucesso dos grandes projetos de produção da MCG.

Aprender para progredir

“Quando entrei para a MCG, o senhor mais novo da minha equipa tinha 48 anos, talvez. Eram os meus velhotes, como eu costumo dizer.

Tudo o que eu sei aprendi com eles, sem dúvida alguma.

Apesar de pertencer à Montagem da Metal 2, num momento estou na Metal 1 a ver um problema numa peça como a seguir estou na Metal 4 ou na Metal 2. Estou em constante aprendizagem, sempre.

MCG Stories: 'A MCG dá oportunidade às pessoas de mostrarem o que valem.' MCG

Os meus líderes diretos e a empresa sempre me deram a oportunidade de evoluir todos os dias, de crescer.

Novos projetos, ensinaram-me outros métodos de trabalho, como operar com diversos tipos de maquinaria que aqui temos: CNCs, retificadoras, tornos.

Mas também parte um pouco de mim (e não posso desvalorizar isso…) o facto de estar sempre aberto para aprender. E adoro tudo aquilo que me possam ensinar.”

Melhorar o que fazemos

“Melhoria contínua sempre existiu, como é lógico, mas nos últimos anos tem vindo a ter um foco diferente.

MCG Stories: 'A MCG dá oportunidade às pessoas de mostrarem o que valem.' MCG

Nota-se perfeitamente que as pessoas estão muito preocupadas em fazer melhor o seu trabalho e em arranjar processos e formas de o fazer mais rapidamente e melhor.

Sem dúvida que tem existido um foco na melhoria contínua, e aqui falando pela minha equipa, e isso faz todo o sentido.”

Segurança primeiro

“Tenho de atribuir crédito à equipa da Segurança da MCG em particular, mas também tenho de atribuir crédito a nós, a todos os meus colegas.

MCG Stories: 'A MCG dá oportunidade às pessoas de mostrarem o que valem.' MCG

Como o nosso Diretor Geral sempre disse, a segurança vem primeiro. E a segurança parte de nós. Mas a equipa da segurança tem feito um trabalho excecional.

Isto deve estar “graficamente” provado, mas nos últimos anos tem havido muito menos acidentes, menos problemas. Posições de trabalho, levantamento de pesos… Melhorou tudo bastante bem.”

Cultivar boas relações

“Se analisarmos bem, vemos que passamos tanto ou mais tempo na empresa do que com as nossas próprias famílias em casa.

Se viermos para cá zangados e estivermos chateados uns com os outros, as coisas não vão fluir da mesma maneira.

MCG Stories: 'A MCG dá oportunidade às pessoas de mostrarem o que valem.' MCG

Acho que se todos nós nos ligarmos como colegas uns aos outros, tudo o que virá a partir daí será muito mais fácil e muito mais benéficos tanto para a empresa como para nós.

Quando existe um problema, nós falamos em equipa. Assim como quando existe algo bom, um elogio, um bom trabalho, também o dizemos.

Falamos entre nós e assim nunca há quezílias, nem palavras por dizer, pois é tudo resolvido no momento e está tudo sempre bem. Ou tencionamos que esteja sempre tudo bem.”

Olhar para o futuro

“Primeiro, e partindo do nosso Diretor Geral, acho sem dúvida alguma que temos o futuro bem planeado e que temos os olhos sempre apontados para o mercado e para onde temos de nos direcionar.

Falando agora das pessoas, dos meus colegas nas diferentes fábricas, acho que todos temos vindo a desenvolver novas competências e estamos todos preparados para trabalharmos noutro nível.

MCG Stories: 'A MCG dá oportunidade às pessoas de mostrarem o que valem.' MCG

Há uns anos ouvi uma frase dita pelo nosso Diretor Geral num jantar de Natal e a mensagem ficou-me marcada porque achei piada.

Foi assim: ‘Os tempos são difíceis e a Europa vai-nos fazer tremer. Mas o objetivo é que nós tentemos fazer a Europa tremer”. E acho que é assim mesmo que temos de pensar.”

Fazer parte da MCG

“A MCG é uma empresa grande, com uma estrutura gigante e com um futuro muito promissor, acredito eu.

E sem dúvida que é gratificante poder fazer parte desta empresa. Esperemos que assim seja por muito tempo.

Tanto conseguimos ensinar jovens como pessoas mais velhas. Damos oportunidades a todos de aprenderem.

Hoje em dia, nos tempos que correm (é triste, mas é realidade), uma pessoa com 50 anos já dificilmente entre no mercado de trabalho.

Os patrões olham para ela como uma pessoa que já não vai poder trabalhar muitos anos, não tem a mesma capacidade física.

E isto é das coisas que eu mais gosto aqui: a MCG dá oportunidade às pessoas de mostrarem o que valem, independentemente da idade.

Esta é uma empresa que tem os alicerces todos para daqui a dez anos ser uma empresa ainda maior do que já é.”


Vê aqui todas as outras MCG Stories e fica a saber um pouco mais sobre o dia a dia na MCG.