Para encerrar com chave de ouro o Projeto MAESTRI, o encontro de Revisão Final desta iniciativa de I&D contou com a participação de avaliadores da Comissão Europeia, que comprovaram que os objetivos gerais do projeto foram totalmente alcançados pelo consórcio.
O evento teve lugar neste mês de Outubro no ISQ (Instituto da Soldadura e Qualidade) e serviu para os representantes da Comissão Europeia apreciarem assim o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.
Relembramos que o Projeto MAESTRI visa desenvolver um sistema de gestão flexível e escalável que promove as boas práticas de gestão industrial e indústria 4.0.
Implementando a cultura Lean e a Total Efficiency Framework nos processos de produção das unidades de negócio MCG industry e MCG transportation, a MCG foi um dos quatro ambientes industriais reais desta iniciativa europeia.
A validação da Comissão Europeia focou-se nos resultados alcançados nos parceiros industriais nestes quatro pilares:
- Sistema de Gestão LEAN e apresentação das respetivas ferramentas LEAN desenvolvidas pelo Lean Institute Poland (LEIP).
- Ecoeficiência: sistemas de gestão ambiental e de energia (INEGI).
- Plataforma IoT e Sensores Inteligentes: aplicações e demonstrações em ambiente de uso real (MicroProcessador, LINK).
- Simbiose Industrial: estudos de caso, impacto nos negócios e conjuntos de ferramentas a utilizar (Universidade de Cambridge).