A MCG e os restantes membros deste consórcio de I&D apresentaram hoje no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, os resultados do projeto ModSeat – Modular Light Rail Seat, que ao longo de vários meses têm sido a base de desenvolvimento de um conceito de um inovador banco para comboios da classe regional e intercidades.
A MCG assumiu a coordenação de várias partes do projeto ao longo de todo o desenvolvimento, com as suas equipas de R&D altamente envolvidas no processo e fazendo parte de um consórcio composto por outras quatro entidades: o Instituto Superior Técnico, a Almadesign, empresa na área do design industrial, a SETsa – Sociedade de Engenharia e Transformação S.A e a ERT, uma multinacional da cadeia de fornecimento do sector automóvel com instalações industriais em Portugal, República Checa e Roménia. Agora, os resultados estão à vista.
Como é possível conferir através do protótipo finalizado e que esteve em exposição durante o evento, o Modseat é efetivamente um banco ferroviário modular, versátil e “customizável”, assente em processos de desenvolvimento e fabrico que recorrem a novos processos e materiais.
O objetivo principal do projeto está assim alcançado: o Modseat está preparado para dar resposta às exigências futuras dos transportes públicos do género. Entre outras características, apresenta um peso reduzido e aumenta consideravelmente o conforto do passageiro utilizando materiais e processos de fabrico inovadores, smart solutions e sistemas de infotainment.
Por outro lado, trata-se de um banco totalmente personalizável e possível de adaptar às necessidades do cliente e ao tipo/nível de serviço que se pretenda prestar (diferentes classes, mercados e respetivas exigências).
Fases anteriores do projeto Modseat na MCG:
- I&D MCG: Projeto ModSeat em plena fase de testes funcionais e melhorias
- ModSeat – Modular Light Rail Seat ganha forma na MCG
- Página do projeto de I&D Modseat na MCG
Imagens do projeto Modseat: